Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/485
Tipo: Outro
Título: ABP: ensino de física moderna
Título(s) alternativo(s): PBL: modern physics teaching
Autor(es): Gonçalves, Karen Magno
Cabral Neto, João dos Santos
Primeiro Orientador: Cabral Neto, João dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Cabral Neto, João dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Anglada-Rivera, José
metadata.dc.contributor.referee3: Braga, Marcel Bruno Pereira
Resumo: Como forma de auxiliar os professores de Física durante o ensino de Física Moderna nos terceiros anos do ensino médio, desenvolvemos esse guia didático que visa proporcionar aprendizagens mais significativas dos conceitos e fenômenos inseridos nessa temática. A quantização da energia, a natureza da luz e o modelo atômico de Bohr são os conceitos abordados em todos os livros didáticos observados, logo se fizeram o foco de aprendizagem. Além disso, este guia faz uso de “sete saltos” que correspondem a estratégia de ensino da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Apesar do guia ser, inicialmente, destinado ao ensino de Física Moderna, entendemos que este pode ser aplicável para outras temáticas ou para outras disciplinas que compõem as ciências e, até mesmo, para outras áreas de conhecimento.
Abstract: As trainers of assistant physics teachers during the teaching of modern physics in the last years of high school, we developed this didactic guide that aims to learn more about the concepts and experiences included in this theme. An energy quantization, a nature of light and Bohr's atomic model are the concepts covered in all observed textbooks, the logo if produced or the focus of learning. In addition, this guide makes use of “seven leaps” that adopt the teaching strategy of Problem Based Learning (PBL). Despite being a permitted guide for the teaching of Modern Physics, we understand that it can be applicable to other techniques or to other disciplines that make up science, and even to other areas of knowledge.
Palavras-chave: Ensino de Física de Moderna
Aprendizagem Baseada em Problemas
Aprendizagem Significativa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citação: GONÇALVES, Karen Magno; CABRAL NETO, João dos Santos. ABP: ensino de física moderna. 2020. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/485
Data do documento: 1-Jun-2020
Aparece nas coleções:MPET - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABP-ensino de fisica moderna_Goncalves-2020.pdfProduto educacional_MPET_IFAM Campus Manaus Centro1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.