Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/484
Tipo: Outro
Título: Olá professor, seu aluno surdo chegou! Caderno de orientações didático-pedagógicas para acolhimento de alunos surdos
Autor(es): Rodrigues, Suelem Maquiné
Pacheco, Maria Lúcia Tinoco
Primeiro Orientador: Pacheco, Maria Lúcia Tinoco
metadata.dc.contributor.referee1: Pacheco, Maria Lúcia Tinoco
metadata.dc.contributor.referee2: Paes, Lucilene da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Nascimento, Cássia Maria Bezerra do
Resumo: Enquanto produto educacional, esse material visa contribuir, principalmente, para a formação continuada de professores que atuam na educação básica, público-alvo a que se destina, mas também estende-se para os docentes do ensino superior, bem como para todo cidadão comum que possua interesse pela temática da surdez, do ensino de surdos e da educação inclusiva. A dissertação que gerou esse produto é intitulada “O ensino da língua portuguesa para surdos: um estudo etnográfico junto ao IFAM – Campus Manaus – Centro”. Construída a partir de uma abordagem etnográfica, a pesquisa que originou a dissertação teve como foco investigativo professores do ensino médio integrado, no eixo de ensino técnico e tecnológico, em cujas aulas tivessem a presença de alunos surdos. Essa pesquisa utilizou dois instrumentos de investigação: um questionário semiestruturado, aplicado junto a três professores de língua portuguesa; e um diário de campo, em que foram registrados os momentos das aulas desses docentes na situação de ensino de sua disciplina a seus alunos surdos. Também ressaltam-se visitas aos diversos setores da instituição, lócus da pesquisa, responsáveis pelo recebimento do aluno surdo e pelo suporte ao professor, como NAPNE, Apoema e Registro acadêmico.
Palavras-chave: Ensino da Língua Portuguesa
Formação de professores
Surdos
Orientações Didático-Pedagógicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citação: RODRIGUES, Suelem Maquiné; PACHECO, Maria Lúcia Tinoco. Olá professor, seu aluno surdo chegou! Caderno de orientações didático-pedagógicas para acolhimento de alunos surdos. 2020. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/484
Data do documento: 19-Fev-2020
Aparece nas coleções:MPET - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ola professor seu aluno surdo chegou! Caderno de orientações didatico-pedagogicas_Rodrigues-2020.pdfProduto educacional_MPET-IFAM Campus Manaus Centro13,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.