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metadata.dc.type: Dissertação
Title: LinguaComp como ferramenta no ensino-aprendizagem de línguas: uma proposta para desenvolvimento da habilidade de produção escrita em língua inglesa
metadata.dc.creator: Maquiné, Gilmara Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Cabral Neto, João dos Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Elaine Harada Teixeira de
metadata.dc.description.resumo: A utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação vem crescendo e se fortalecendo, no âmbito educacional, com base na evolução e melhoria contínua desses recursos. Com isso, vem sendo desenvolvidas diferentes tecnologias digitais que são utilizadas como facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, apresentamos uma ferramenta computacional, denominada LinguaComp, desenvolvida para subsidiar a aplicação de uma proposta para desenvolver e avaliar a habilidade de produção escrita em língua inglesa. A proposta engloba três fases: Orientação, Textualização e Autorrevisão, e tem como base o modelo de criação de textos de Domínguez García (2006). Os procedimentos metodológicos envolvem uma pesquisa de abordagem qualitativa, viabilizada através de um estudo de caso (YIN, 2015). Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram questionários empregados durante levantamento inicial e avaliação da ferramenta. A proposta foi aplicada e avaliada através da utilização do LinguaComp, contando com 26 alunos do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Química, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, na disciplina de Língua Inglesa. A ferramenta foi avaliada com base em aspectos ergonômicos de interação/homem-máquina (usabilidade, interoperabilidade, documentação), por meio de um questionário com base na Escala Likert de cinco pontos. Os resultados demonstraram que a ferramenta auxiliou no processo de avaliação da habilidade de produção escrita, gerando artefatos que facilitam e agilizam a avaliação, tais como, um ambiente computacional para o envio de tarefas online; uma interface para avaliação da produção escrita, através de uma rubrica; a possibilidade de gerar dados referentes a autoavaliação realizada pelos alunos; espaço para envio de feedbacks textuais aos alunos; relatórios de acompanhamento geral, com características quantitativas (notas) ampliadas por gráficos individuais que indicam o desempenho dos alunos nos critérios avaliados. Além dessas contribuições, os resultados também demonstram elementos de usabilidade identificados na avaliação da ferramenta, como a indicação de consistência e padrões na nomenclatura empregada nos botões e menus, minimizando a carga de memória dos participantes na utilização da ferramenta, bem como a eficácia das mensagens de sucesso e erro. Por meio dessa pesquisa, foram gerados dois produtos educacionais, uma ferramenta computacional, baseada na web (LinguaComp) e um manual, com orientações para a utilização dessa ferramenta no processo de ensino, aprendizagem e, principalmente, avaliação dos desempenhos alcançados no âmbito da didática de línguas,
Abstract: The use of Information and Communication Technologies has been growing and strengthening in the educational field, based on the evolution and continuous improvement of these resources. Thereby, different digital technologies have been developed that are used as facilitators in the teaching-learning process. In this context, we present a computational tool, called LinguaComp, developed to support the application of a proposal to develop and evaluate the written production in English. The proposal include three phases: Orientation, Textualization and Self-review, based on the text creation model of Domínguez García (2006). The methodological process involve research with a qualitative approach, made possible through a case study (YIN, 2015). The instruments used for data collection were questionnaires used during the initial survey and assessment of the LinguaComp. The proposal was applied and evaluated through the use of LinguaComp, with 26 students from the technical course of integrated middle level in Chemistry, from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas (IFAM), in the English language. The tool was evaluated based on ergonomic aspects of interaction / man-machine (usability, interoperability, documentation), using a questionnaire with five-point of Likert Scale. The results showed that the tool helped in the process of assessment the ability of written production, generating artifacts that facilitate and speed up the evaluation, such as a computational environment for sending tasks online; an interface for evaluating written production, through a rubric; the possibility of generating data referring to self-assessment carried out by students; space for sending textual feedbacks to students; general monitoring reports, with quantitative datas (notes) expanded by individual graphs that indicate the performance of students in the evaluated criteria. In addition to these contributions, the results also demonstrate elements of usability identified in the assessment of the tool, such as the indication of consistency and standards in the nomenclature used in the buttons and menus, minimizing the memory load of the participants when using the tool, as well as the effectiveness of messages of success and error. Through this research, two educational products were generated, a computational tool, based on the web (LinguaComp) and a manual, with guidelines for the use of this tool in the teaching, learning process and, mainly, evaluation of the performance achieved in the scope of didactics of languages.
Keywords: Ensino de línguas
Avaliação da Língua Inglesa
Habilidade escrita
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Citation: MAQUINÉ, Gilmara Oliveira. LinguaComp como ferramenta no ensino-aprendizagem de línguas: uma proposta para desenvolvimento da habilidade de produção escrita em língua inglesa. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/480
Issue Date: 11-May-2020
Appears in Collections:MPET-Dissertações

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