Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/452
Tipo: Outro
Título: Planejamento participativo: como implementá-lo na educação profissional e tecnológica
Autor(es): Serrão, Yoli Glenda da Silva
Lima, Maria Francisca Morais de
Primeiro Orientador: Lima, Maria Francisca Morais de
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Maria Francisca Morais de
metadata.dc.contributor.referee2: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Marivan Tavares dos
Resumo: A proposta do Planejamento Participativo surgiu quando da qualificação do Projeto que versava sobre a Escola da Ponte e seu diálogo com a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O Objetivo da proposta é colaborar com informações e conhecimentos a respeito do Planejamento e poder fazer a “Ponte”. Está estruturado em 7 tópicos a saber: Planejamento participativo, Planejamento Educacional, participação e seus níveis, quem deve participar do planejamento participativo, leis que subsidiam o planejamento e a gestão democrática da escola, Planejamento Participativo, Projeto Político Pedagógico e Gestão Democrática, Planejamento Participativo na Escola da Ponte: Como podemos pensá-lo? Como a escola da Ponte pode dialogar com a EPT? A proposta da cartilha visa contribuir com a construção de um ambiente democrático que se utilize do Planejamento Participativo nos espaços escolares, auxiliando a Gestão Democrática, além de oferecer orientação aos que pensam o diálogo entre a “Ponte” e a EPT.
Abstract: The proposal of Participatory Planning arose when the Project was qualified about the Ponte School and its dialogue with Vocational and Technological Education (EFA). The purpose of the proposal is to collaborate with information and knowledge about Planning and to be able to make the “Bridge”. It is structured in 7 topics namely: Participatory Planning, Educational Planning, Participation and its levels, who should participate in Participatory Planning, Laws that subsidize school planning and democratic management, Participatory Planning, Pedagogical Political Project and Democratic Management, Participatory Planning at Ponte School: How can we think it? How can the Ponte school dialogue with the EFA? The proposal of the booklet aims to contribute to the construction of a democratic environment that uses Participatory Planning in school spaces, aiding Democratic Management, and offering guidance to those who think the dialogue between the «Bridge» and the EFA.
Palavras-chave: Educação profissional e tecnológica
Sala de aula invertida
Metodologias ativas
Planejamento participativo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citação: SERRÃO, Yoli Glenda da Silva; LIMA, Maria Francisca Morais de. Planejamento participativo: como implantá-lo na educação profissional e tecnológica. 2019. Produto educacional. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/452
Data do documento: 17-Dez-2019
Aparece nas coleções:PROFEPT - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Planejamento participativo: como implantá-lo na educação profissional e tecnológica_Yoli Glenda da Silva Serrão_2019.pdfProduto educacional_PROFEPT_IFAM Campus Manaus Centro1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.