Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/446
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Campus Eirunepé do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas: investigação narrativa de sujeitos que contam uma trajetória histórica
metadata.dc.creator: Sousa, Renan Rocha de Holanda
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Ana Cláudia Ribeiro de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Ana Cláudia Ribeiro de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Tiago Veloso
metadata.dc.contributor.referee3: Ponciano, Nilton Paulo
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho é oriundo do Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Tivemos como objetivo geral elaborar a trajetória histórica do Campus do IFAM no município de Eirunepé, interior do Amazonas, através da investigação narrativa proporcionada pela interação entre os pesquisadores e quatro sujeitos históricos entrevistados. A pesquisa tem caráter qualitativo e sua tipologia é fenomenológica, de cunho interpretativo. Temos a narrativa histórica como referencial teórico. Como metodologia de análise dos dados elencamos a investigação narrativa. A entrevista semiestruturada complementada pela pesquisa documental se configuram como metodologia de coleta dos dados. Alinhamos um produto educacional à esta dissertação, um ebook que abrange a história da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil e no Amazonas, características históricas e socioeconômicas do município de Eirunepé/AM e a trajetória histórica da instituição. Exploramos as discussões através de uma metáfora, o percurso histórico como um processo de “florestamento”, onde os sujeitos entrevistados, que passamos a denominar como “Semente”, “Borboleta”, “Metamorfose” e “Árvore”, foram parte integrante. Nosso objeto de pesquisa permanece em aberto e outros caminhos podem ser percorridos para investigá-lo. Esta pesquisa registrou a história da instituição por meio da análise de uma história vista de baixo. Além disso, refletiu a importância da defesa e do fortalecimento do IFAM/Campus Eirunepé e das instituições que que fazem parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT).
Abstract: This research comes from the Professional Master's Program of the Graduate Program in Professional and Technological Education (ProfEPT), offered by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazon State (IFAM). We had as general objective to elaborate the historical trajectory of the IFAM Campus in the municipality of Eirunepé, countryside of Amazon state, through the narrative investigation provided by the interaction between the researchers and four historical subjects interviewed. The research has a qualitative character and its typology is phenomenological, of an interpretative nature. We have the historical narrative as a theoretical reference. As a methodology for data analysis, we list the narrative investigation. The semi-structured interview complemented by documentary research is configured as a data collection methodology. We made up an educational product to this dissertation, an ebook that covers the history of Professional and Technological Education (EPT) in Brazil and Amazon state, historical and socioeconomic characteristics of the municipality of Eirunepé/AM and the institution's historical trajectory. We explored the discussions through a metaphor, the historical route as a process of “forestation”, where the interviewed subjects, which we started to call “Seed”, “Butterfly”, “Metamorphosis” and “Tree”, were an integral part. Our research object remains open and other routes can be taken to investigate it. This research recorded the institution's history through the analysis of a history seen from below. In addition, it reflected the importance of defending and strengthening of IFAM/Campus Eirunepé and the institutions that are part of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education (RFEPCT).
Keywords: Educação profissional
Narrativa histórica
Investigação narrativa
Pesquisa fenomenológica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citation: SOUSA, Renan Rocha de Holanda. Campus Eirunepé do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas: investigação narrativa de sujeitos que contam uma trajetória histórica. 2020. Dissertação. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/446
Issue Date: 3-Jul-2020
Appears in Collections:PROFEPT - Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAO_-_RENAN_ROCHA_DE_HOLANDA_SOUSA.pdfDissertação_PROFEPT-IFAM Campus Manaus Centro1,35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.