Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/445
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Máquinas térmicas: uma proposta para o ensino das leis da termodinâmica para o ensino médio
metadata.dc.creator: Saraiva, Raysa Zurra
metadata.dc.contributor.advisor1: Padilha, Igor Tavares
metadata.dc.contributor.referee1: Padilha, Igor Tavares
metadata.dc.contributor.referee2: Barroso, Marta Feijó
metadata.dc.contributor.referee3: Sousa, José Ricardo de
metadata.dc.contributor.referee4: Oliveira, Rita de Cássia Mota Teixeira de
metadata.dc.contributor.referee5: Dinóla Neto, Francisco
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação descreve uma proposta didática utilizada para auxiliar professor e alunos na construção de conceitos necessários para o entendimento das Leis da Termodinâmica, tais como, pressão, volume, calor, trabalho e temperatura. Para sua elaboração foi realizada primeiramente uma análise dos livros didáticos presentes no PNLD-2012 utilizando elementos da transposição didática de Chevallard, e como embasamento teórico para a criação e organização de todas as atividades empregamos a teoria sócio-histórica de Vygotsky. Estes procedimentos consistiam na realização de atividades investigativas, experimentais e tradicionais, como a resolução de exercícios. Os produtos gerados consistem em um guia de orientação para o professor, nos quais ele irá encontrar não apenas as atividades da sequência didática que propomos para a aprendizagem destas leis, mas também sugestões de como organizar a dinâmica em sala de aula e de como proceder como mediador durante a realização de tais atividades. Além disso, é apresentado um motor Stirling, confeccionado com materiais reutilizáveis, usado na construção do diagrama P-V do ciclo Stirling.
Abstract: This thesis describes a didactic proposal used to aid teacher and students in the construction of concepts necessary for understanding the Thermodynamic laws, such as pressure, volume, heat, work and temperature. For its development was first carried out an analysis of textbooks present in PNLD-2012 using elements of Chevallard’s didactic transposition, and as a theoretical basis for the creation and organization of all activities employ socio-historical theory of Vygotsky. These procedures consisted in investigative activities, experimental and traditional, like the resolution of exercises. The generated products consist of a guide for the teacher, in which he will find not only the activities of didactic sequence that we propose for learning these laws, but also suggestions on how to organize the dynamics in the classroom and how to proceed as mediator for conducting such activities. In addition, is presented an Stirling engine, made with reusable materials, used in construction of the P-V diagram of the Stirling cycle.
Keywords: Ensino de física
Termodinâmica
Física - proposta didática
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL::FISICA ESTATISTICA E TERMODINAMICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Citation: SARAIVA, Raysa Zurra. Máquinas térmicas: uma proposta para o ensino das leis da termodinâmica para o ensino médio. 2016. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/445
Issue Date: 4-Aug-2016
Appears in Collections:MNPEF - Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MÁQUINAS TÉRMICAS – UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DAS LEIS DA.pdfDissertação - documento completo14,38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.