Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/445
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Padilha, Igor Tavares | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4605895860650284 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Padilha, Igor Tavares | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4605895860650284 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Barroso, Marta Feijó | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8979560510386706 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Sousa, José Ricardo de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3871066069541626 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Oliveira, Rita de Cássia Mota Teixeira de | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/3997091837851642 | pt_BR |
dc.contributor.referee5 | Dinóla Neto, Francisco | - |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/7771047564721972 | pt_BR |
dc.creator | Saraiva, Raysa Zurra | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0976155851641965 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-08-05T16:06:05Z | - |
dc.date.available | 2020-08-05 | - |
dc.date.available | 2020-08-05T16:06:05Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-04 | - |
dc.identifier.citation | SARAIVA, Raysa Zurra. Máquinas térmicas: uma proposta para o ensino das leis da termodinâmica para o ensino médio. 2016. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/445 | - |
dc.description.abstract | This thesis describes a didactic proposal used to aid teacher and students in the construction of concepts necessary for understanding the Thermodynamic laws, such as pressure, volume, heat, work and temperature. For its development was first carried out an analysis of textbooks present in PNLD-2012 using elements of Chevallard’s didactic transposition, and as a theoretical basis for the creation and organization of all activities employ socio-historical theory of Vygotsky. These procedures consisted in investigative activities, experimental and traditional, like the resolution of exercises. The generated products consist of a guide for the teacher, in which he will find not only the activities of didactic sequence that we propose for learning these laws, but also suggestions on how to organize the dynamics in the classroom and how to proceed as mediator for conducting such activities. In addition, is presented an Stirling engine, made with reusable materials, used in construction of the P-V diagram of the Stirling cycle. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação descreve uma proposta didática utilizada para auxiliar professor e alunos na construção de conceitos necessários para o entendimento das Leis da Termodinâmica, tais como, pressão, volume, calor, trabalho e temperatura. Para sua elaboração foi realizada primeiramente uma análise dos livros didáticos presentes no PNLD-2012 utilizando elementos da transposição didática de Chevallard, e como embasamento teórico para a criação e organização de todas as atividades empregamos a teoria sócio-histórica de Vygotsky. Estes procedimentos consistiam na realização de atividades investigativas, experimentais e tradicionais, como a resolução de exercícios. Os produtos gerados consistem em um guia de orientação para o professor, nos quais ele irá encontrar não apenas as atividades da sequência didática que propomos para a aprendizagem destas leis, mas também sugestões de como organizar a dinâmica em sala de aula e de como proceder como mediador durante a realização de tais atividades. Além disso, é apresentado um motor Stirling, confeccionado com materiais reutilizáveis, usado na construção do diagrama P-V do ciclo Stirling. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2020-08-05T16:06:05Z No. of bitstreams: 1 MÁQUINAS TÉRMICAS – UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DAS LEIS DA.pdf: 14721030 bytes, checksum: 6c1b35f1cb905a0b9a59245c24b16a54 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-08-05T16:06:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MÁQUINAS TÉRMICAS – UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DAS LEIS DA.pdf: 14721030 bytes, checksum: 6c1b35f1cb905a0b9a59245c24b16a54 (MD5) Previous issue date: 2016-08-04 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Manaus Centro | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF) | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Termodinâmica | pt_BR |
dc.subject | Física - proposta didática | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL::FISICA ESTATISTICA E TERMODINAMICA | pt_BR |
dc.title | Máquinas térmicas: uma proposta para o ensino das leis da termodinâmica para o ensino médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MNPEF - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Máquinas térmicas: uma proposta para o ensino das leis da termodinâmica para o ensino médio_Saraiva_2016.pdf | 14,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.