Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/444
Tipo: Dissertação
Título: Movimento circular uniforme: aprendizagem pelo modelo da sala de aula invertida (Flipped Classroom)
Autor(es): Barbosa, Paulo Cesar Puga
Primeiro Orientador: Adão Neto, Minos Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Adão Neto, Minos Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Nunes, Wagner Antônio da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Litaiff, Fabian Cardoso
Resumo: Neste trabalho foi produzido um roteiro de planejamento para aprendizagem do movimento circular uniforme a partir do modelo da sala de aula invertida (flipped classroom). O trabalho foi desenvolvido no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFAM) - Campus Manaus Zona Leste com uma turma do primeiro ano do ensino técnico integrado com o médio. A experiência da turma com as aulas de movimento retilíneo uniforme e movimento retilíneo uniformemente variado pelo método tradicional de ensino de Física foi importante para a aplicação dessa pesquisa. Assim, o ensino do movimento circular uniforme através do flipped classroom rompeu com a estrutura que os alunos conheciam. Para aplicar com os alunos esse método utilizou-se a proposta desenvolvida no e-book dos professores espanhóis: Alicia Diez, Javier Tourón e Raúl Santiago. O produto educacional deste trabalho é fruto do relato da minha experiência com o flipped classroom. Na primeira parte do produto educacional, será explicado detalhadamente ao professor como trabalhar com a ferramenta de tecnologia educacional EDpuzzle e orientar seus alunos quanto ao uso da mesma. Na segunda parte, a mais relevante, o professor terá um plano de aula acompanhado de roteiros para as atividades em sala de aula. A elaboração do produto educacional foi realizada à luz da taxonomia de Bloom, que orientou na definição dos objetivos da aprendizagem e ajudou também a escolher quais as ferramentas tecnológicas mais adequadas para atingir esses objetivos. Os comentários finais do feedback mostram a aceitação do flipped classroom de forma unânime por todos os alunos e comprova a falência do sistema tradicional de ensino.
Abstract: This work produced a planning guide for learning the uniform circular motion from the inverted classroom model (flipped classroom). The study was conducted at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFAM) - Campus Manaus Zona Leste with a group of first year of the integrated technical education with the average. The experience of the class with the uniform rectilinear movement classes and uniformly varied rectilinear motion by the traditional method of teaching physics was important for the application of this research. Thus, the uniform circular motion of the flipped classroom teaching through the structure that broke with the students knew. To apply this method with students used the proposal developed in the e-book of spanish teacheres: Alicia Diez, Javier Tourón and Raúl Santiago. The educational product of this work is the result of the account of my experience with the flipped classroom. In the first part of the educational product, will be fully explained to the teacher working with educational technology tool EDpuzzle and guide their students in the use of it. In the second part, the most important, the teacher will have a lesson plan together scripts for the activities in the classroom. The development of the educational product was made in the light of Bloom's Taxonomy, which guided the definition of learning objectives and also helped to choose which the most appropriate technological tools to achieve these goals. The final comments of feedback show the acceptance of the flipped classroom unanimously by all students and proves the failure of the traditional education system.
Palavras-chave: Ensino de física
Sala de aula invertida
Taxonomia de Bloom
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Citação: BARBOSA, Paulo César Puga. Movimento circular uniforme: aprendizagem pelo modelo da sala de aula invertida (Flipped Classroom). 2016. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/444
Data do documento: 15-Fev-2016
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Movimento circular uniforme: aprendizagem pelo modelo da sala de aula invertida (Flipped Classroom)Dissertação- MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro3,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.