Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/434
metadata.dc.type: Produtos
Title: Roteiro de oficina pedagógica para a organização do projeto integrador em cursos técnicos de nível médio
metadata.dc.creator: Feitosa, Robson de Sousa
Stefanuto, Vanderlei Antônio
metadata.dc.contributor.advisor1: Stefanuto, Vanderlei Antônio
metadata.dc.contributor.referee1: Stefanuto, Vanderlei Antônio
metadata.dc.contributor.referee2: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee3: Nogueira, Silvia Cristina Conde
metadata.dc.description.resumo: O roteiro de oficina pedagógica para a organização do projeto integrador em cursos técnicos de nível médio é resultado do trabalho de pesquisa sobre "O projeto integrador (PI) como instrumento de efetivação do currículo integrado". Tem como objetivo colaborar no assessoramento dos membros de equipes pedagógicas na implantação dos PIs junto a EPTNM, tendo como base o diálogo e o envolvimento de professores e alunos no planejamento e gestão das atividades para a construção crítica do conhecimento e contribuindo com a autoformação dos sujeitos participantes. A proposta está estruturada em três partes, sendo que a primeira traz os fundamentos de se trabalhar com oficinas pedagógica e a perspectiva teórica que dá base ao trabalho; na segunda apresenta cuidados que devem ser observados para utilização da proposta; e, por último o detalhamento das etapas da oficina. A proposta indica também que o PI com o planejamento, a gestão participativa dos processos de ensino e a horizontalização por meio do diálogo leva a uma perspectiva emancipatória e autoformativa para todos os sujeitos envolvidos, na medida que reflete as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio.
Abstract: The pedagogical workshop script for the organization of the integrative project in technical courses at medium level is the result of research work on "The integrative project (PI) as an instrument for implementing the integrated curriculum". It aims to collaborate in advising the members of pedagogical teams in the implementation of IPs with EPTNM, based on the dialogue and the involvement of teachers and students in the planning and management of activities for the critical construction of knowledge and contributing to the self-training of the participating subjects. The proposal is structured in three parts, the first of which brings the foundations of working with pedagogical workshops and the theoretical perspective that underlies the work; in the second it presents cautions that must be observed to use the proposal; and, lastly, the details of the workshop steps. The proposal also indicates that IP with planning, participatory management of teaching processes and horizontalization through dialogue leads to an emancipatory and self-forming perspective for all subjects involved, as it reflects the conceptual basis of Professional and Technological Education of Medium level.
Keywords: Educação profissional e tecnológica
Projeto integrador
Currículo integrado
Oficina pedagógica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citation: FEITOSA, Robson de Sousa; STEFANUTO, Vanderlei Antônio. Roteiro de oficina pedagógica para a organização do projeto integrador em cursos técnicos de nível médio. 2019. Produto educacional. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/434
Issue Date: 9-Dec-2019
Appears in Collections:PROFEPT - Produto educacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRODUTO_EDUCACIONAL_-_ROBSON_DE_SOUSA_FEITOSA (2).pdfProduto educacional - Documento completo4,58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.