Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/434
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Stefanuto, Vanderlei Antonio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0700606379336264 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Stefanuto, Vanderlei Antonio | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0700606379336264 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Salazar, Deuzilene Marques | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4519799169077909 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Nogueira, Silvia Cristina Conde | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2597065203873535 | pt_BR |
dc.contributor.referee5Lattes | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/433 | pt_BR |
dc.creator | Feitosa, Robson de Sousa | - |
dc.creator | Stefanuto, Vanderlei Antonio | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4352354405152030 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-06-12T15:06:58Z | - |
dc.date.available | 2020-07-13 | - |
dc.date.available | 2020-06-12T15:06:58Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-09 | - |
dc.identifier.citation | FEITOSA, Robson de Sousa; STEFANUTO, Vanderlei Antonio. Roteiro de oficina pedagógica para a organização do projeto integrador em cursos técnicos de nível médio. 2019. Produto educacional. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/434 | - |
dc.description.abstract | The pedagogical workshop script for the organization of the integrative project in technical courses at medium level is the result of research work on "The integrative project (PI) as an instrument for implementing the integrated curriculum". It aims to collaborate in advising the members of pedagogical teams in the implementation of IPs with EPTNM, based on the dialogue and the involvement of teachers and students in the planning and management of activities for the critical construction of knowledge and contributing to the self-training of the participating subjects. The proposal is structured in three parts, the first of which brings the foundations of working with pedagogical workshops and the theoretical perspective that underlies the work; in the second it presents cautions that must be observed to use the proposal; and, lastly, the details of the workshop steps. The proposal also indicates that IP with planning, participatory management of teaching processes and horizontalization through dialogue leads to an emancipatory and self-forming perspective for all subjects involved, as it reflects the conceptual basis of Professional and Technological Education of Medium level. | pt_BR |
dc.description.resumo | O roteiro de oficina pedagógica para a organização do projeto integrador em cursos técnicos de nível médio é resultado do trabalho de pesquisa sobre "O projeto integrador (PI) como instrumento de efetivação do currículo integrado". Tem como objetivo colaborar no assessoramento dos membros de equipes pedagógicas na implantação dos PIs junto a EPTNM, tendo como base o diálogo e o envolvimento de professores e alunos no planejamento e gestão das atividades para a construção crítica do conhecimento e contribuindo com a autoformação dos sujeitos participantes. A proposta está estruturada em três partes, sendo que a primeira traz os fundamentos de se trabalhar com oficinas pedagógica e a perspectiva teórica que dá base ao trabalho; na segunda apresenta cuidados que devem ser observados para utilização da proposta; e, por último o detalhamento das etapas da oficina. A proposta indica também que o PI com o planejamento, a gestão participativa dos processos de ensino e a horizontalização por meio do diálogo leva a uma perspectiva emancipatória e autoformativa para todos os sujeitos envolvidos, na medida que reflete as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2020-06-12T15:06:58Z No. of bitstreams: 1 PRODUTO_EDUCACIONAL_-_ROBSON_DE_SOUSA_FEITOSA (2).pdf: 4689125 bytes, checksum: f23ac66154c0ffcebaf21734ce96bb79 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-06-12T15:06:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PRODUTO_EDUCACIONAL_-_ROBSON_DE_SOUSA_FEITOSA (2).pdf: 4689125 bytes, checksum: f23ac66154c0ffcebaf21734ce96bb79 (MD5) Previous issue date: 2019-12-09 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional e tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Projeto integrador | pt_BR |
dc.subject | Currículo integrado | pt_BR |
dc.subject | Oficina pedagógica | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.title | Roteiro de oficina pedagógica para a organização do projeto integrador em cursos técnicos de nível médio | pt_BR |
dc.type | Outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PROFEPT - Produto educacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Roteiro de oficina pedagógica para a organização do Projeto Integrador em cursos Técnicos de Nível Médio_Robson de Sousa Feitosa_2019.pdf | Produto educacional - Documento completo | 4,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.