Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/434
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Stefanuto, Vanderlei Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0700606379336264pt_BR
dc.contributor.referee1Stefanuto, Vanderlei Antonio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0700606379336264pt_BR
dc.contributor.referee2Salazar, Deuzilene Marques-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4519799169077909pt_BR
dc.contributor.referee3Nogueira, Silvia Cristina Conde-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2597065203873535pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/433pt_BR
dc.creatorFeitosa, Robson de Sousa-
dc.creatorStefanuto, Vanderlei Antonio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4352354405152030pt_BR
dc.date.accessioned2020-06-12T15:06:58Z-
dc.date.available2020-07-13-
dc.date.available2020-06-12T15:06:58Z-
dc.date.issued2019-12-09-
dc.identifier.citationFEITOSA, Robson de Sousa; STEFANUTO, Vanderlei Antonio. Roteiro de oficina pedagógica para a organização do projeto integrador em cursos técnicos de nível médio. 2019. Produto educacional. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/434-
dc.description.abstractThe pedagogical workshop script for the organization of the integrative project in technical courses at medium level is the result of research work on "The integrative project (PI) as an instrument for implementing the integrated curriculum". It aims to collaborate in advising the members of pedagogical teams in the implementation of IPs with EPTNM, based on the dialogue and the involvement of teachers and students in the planning and management of activities for the critical construction of knowledge and contributing to the self-training of the participating subjects. The proposal is structured in three parts, the first of which brings the foundations of working with pedagogical workshops and the theoretical perspective that underlies the work; in the second it presents cautions that must be observed to use the proposal; and, lastly, the details of the workshop steps. The proposal also indicates that IP with planning, participatory management of teaching processes and horizontalization through dialogue leads to an emancipatory and self-forming perspective for all subjects involved, as it reflects the conceptual basis of Professional and Technological Education of Medium level.pt_BR
dc.description.resumoO roteiro de oficina pedagógica para a organização do projeto integrador em cursos técnicos de nível médio é resultado do trabalho de pesquisa sobre "O projeto integrador (PI) como instrumento de efetivação do currículo integrado". Tem como objetivo colaborar no assessoramento dos membros de equipes pedagógicas na implantação dos PIs junto a EPTNM, tendo como base o diálogo e o envolvimento de professores e alunos no planejamento e gestão das atividades para a construção crítica do conhecimento e contribuindo com a autoformação dos sujeitos participantes. A proposta está estruturada em três partes, sendo que a primeira traz os fundamentos de se trabalhar com oficinas pedagógica e a perspectiva teórica que dá base ao trabalho; na segunda apresenta cuidados que devem ser observados para utilização da proposta; e, por último o detalhamento das etapas da oficina. A proposta indica também que o PI com o planejamento, a gestão participativa dos processos de ensino e a horizontalização por meio do diálogo leva a uma perspectiva emancipatória e autoformativa para todos os sujeitos envolvidos, na medida que reflete as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2020-06-12T15:06:58Z No. of bitstreams: 1 PRODUTO_EDUCACIONAL_-_ROBSON_DE_SOUSA_FEITOSA (2).pdf: 4689125 bytes, checksum: f23ac66154c0ffcebaf21734ce96bb79 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-12T15:06:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PRODUTO_EDUCACIONAL_-_ROBSON_DE_SOUSA_FEITOSA (2).pdf: 4689125 bytes, checksum: f23ac66154c0ffcebaf21734ce96bb79 (MD5) Previous issue date: 2019-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subjectProjeto integradorpt_BR
dc.subjectCurrículo integradopt_BR
dc.subjectOficina pedagógicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleRoteiro de oficina pedagógica para a organização do projeto integrador em cursos técnicos de nível médiopt_BR
dc.typeOutropt_BR
Aparece nas coleções:PROFEPT - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Roteiro de oficina pedagógica para a organização do Projeto Integrador em cursos Técnicos de Nível Médio_Robson de Sousa Feitosa_2019.pdfProduto educacional - Documento completo4,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.