Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/428
metadata.dc.type: Produtos
Title: Plano de atividade pedagógica: propostas de ações integradoras para a equipe técnico-pedagógica da Educação Profissional e Tecnológica
metadata.dc.creator: Valle, Maria Raimunda Lima
Aquino, Soraya Farias
metadata.dc.contributor.advisor1: Aquino, Soraya Farias
metadata.dc.contributor.referee1: Aquino, Soraya Farias
metadata.dc.contributor.referee2: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee3: Rodrigues, Ana Maria de Lucena
metadata.dc.description.resumo: A proposta do Plano de Atividade Pedagógica é um produto educacional na categoria de uma sequência didática, fruto do trabalho de pesquisa referente ao Pedagogo na Educação Profissional e Tecnológica. Este guia didático contempla um conjunto de ações relacionadas às competências profissionais dos pedagogos especialista a fim de serem planejadas, implementadas e avaliadas de forma coletiva, colaborativa e interdisciplinar. O objetivo deste produto educacional visa contribuir com a integração do trabalho pedagógico com base em fundamentos teóricos e metodológicos e apresenta sugestões de atividades técnico-pedagógicas propondo a participação e a formação permanente da equipe pedagógica no âmbito dos Institutos Federais. O Plano de Atividade Pedagógica é uma proposta dinâmica e sujeita a transformações, porque foi concebido a partir da compreensão da realidade dialética histórico-cultural em que os sujeitos e contextos se integram, dando forma própria ao trabalho pedagógico e a cultura institucional em que estão inseridos. As atividades foram organizadas em categorias de integração e operacionalização, sendo que uma atividade de integração e outra de operacionalização, foram realizadas e validadas por dez participantes da pesquisa, sendo sete pedagogos, dois técnicos em assuntos educacionais e um docente. O produto educacional apresenta conceitos sobre planejamento, princípios de planejamento, elementos do plano de ação, fundamentos legais e teóricos que subsidiaram a construção deste guia didático, as esferas das atividades da equipe pedagógica mais dezoito propostas de atividades de integração e execução na perspectiva da ação mais efetiva desses profissionais visando formação humana integral e a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica.
Abstract: The proposal of the Pedagogical Activity Plan is an educational product in the category of a didactic sequence, the result of research work related to Pedagogue in Professional and Technological Education. This didactic guide includes a set of actions related to the professional competencies of expert pedagogues in order to be planned, implemented and evaluated collectively, collaboratively and interdisciplinary. The objective of this educational product aims to contribute to the integration of pedagogical work based on theoretical and methodological foundations and presents suggestions of technical-pedagogical activities proposing the participation and permanent formation of the team within the Federal Institutes. The Pedagogical Activity Plan is a dynamic proposal and subject to transformations, because it was conceived from the understanding of the historical-cultural dialectical reality in which subjects and contexts integrate, giving their own form to pedagogical work and institutional culture in which they are inserted. The activities were organized into categories of integration and operationalization, and one integration activity and another of operationalization were carried out and validated by ten participants of the research, seven of which were pedagogues, two technicians in subjects’ educational institutions and a teacher. The educational product presents concepts about planning, planning principles, elements of the action plan, legal and theoretical foundations that supported the construction of this didactic guide, the spheres of the activities of the pedagogical team plus eighteen proposals for integration and execution activities from the perspective of the most effective action of these professionals aimed at comprehensive human training and the improvement of teaching and learning processes in Vocational and Technological Education.
Keywords: Planejamento e Plano
Atividade Pedagógica
Educação Profissional e Tecnológica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citation: VALLE, Maria Raimunda Lima; AQUINO, Soraya Farias. Plano de atividade pedagógica: propostas de ações integradoras para a equipe técnico-pedagógica da Educação Profissional e Tecnológica. 2019. Produto educacional. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/428
Issue Date: 6-Dec-2019
Appears in Collections:PROFEPT - Produto educacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Plano de atividade pedagogica-proposta de acoes integradoras para_Valle-2019.pdfProduto educacional_PROFEPT-IFAM Campus Manaus Centro12,98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.