Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/427
Tipo: Dissertação
Título: Educação profissional técnica de nível médio na modalidade de educação de jovens e adultos: uma reflexão sobre a prática pedagógica docente
Autor(es): Duarte, Tayna Bento de Souza
Primeiro Orientador: Souza, Ana Cláudia Ribeiro de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Ana Cláudia Ribeiro de
metadata.dc.contributor.referee2: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee3: Rodrigues, Ana Maria de Lucena
Resumo: A Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e desenvolvida por meio do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) objetiva a ampliação da escolaridade com profissionalização, exigindo novos significados para a prática pedagógica docente que deve estar alinhada às concepções e princípios que orientam a oferta. A prática pedagógica docente se refere a uma atividade teórico-prática, crítica e reflexiva do professor. A pesquisa, desenvolvida para o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), insere-se na linha de pesquisa Gestão e Organização dos Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica e teve por objetivo geral analisar, como as mediações teóricas sobre a EPTNM na modalidade EJA, durante um processo de formação continuada desenvolvido por meio da Metodologia da Problematização, possibilita ao professor perceber como ocorre o processo e pode intencionar sua prática pedagógica. Teve como lócus o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) – Campus Manaus Centro (CMC) e como participantes da pesquisa os docentes que ministram aula no curso Técnico de Nível Médio em Mecânica na forma integrada na modalidade de EJA. Por meio da abordagem qualitativa, e do método da pesquisa-ação, desenvolvemos uma formação continuada por meio da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez sobre os objetivos, as concepções e os princípios que fundamentam a oferta da EPTNM na modalidade de Educação de Jovens e EJA no PROEJA. As etapas propostas por essa metodologia foram desenvolvidas no sentido de provocar uma prática reflexiva no professor intencionando processos de mudanças. O estudo constatou que as reflexões decorrentes do processo formativo reorientaram a prática pedagógica docente desenvolvida na EPTNM na modalidade de EJA, desenvolvendo novas perspectivas para o trabalho docente por meio da compreensão dos direitos do aluno jovem e adulto afirmados por meio da educação a eles ofertada. O produto educacional desenvolvido durante a pesquisa é a proposta de formação continuada por meio da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, e objetiva contribuir com a prática pedagógica docente na EPTNM na modalidade de EJA por meio da reflexão e do diálogo com os diferentes saberes e especificidades da oferta, intencionando um novo sentido para a prática pedagógica.
Abstract: The Technological High School Education Program (EPTNM), implements the study program called Youth and Adult Teachings (EJA). This study program is part of the Brazilian National Integration Program for Professional and Basic Education from Youth and Adult Teachings (PROEJA). This government education program aims to increase the professional scholarity, by setting up new standards for the teacher’s education know-how, which must be orchestrated with the courses expertises proposals. At this context, the teachers education know-how refers to theoretical and practical activities, with assessments between the teachers. This research was accomplished at Graduate Professional and Technological Education Program (ProfEPT), and engaged on a research group, name Control and Management from Pedagogical Clearances on Professional and Technological Education. The main goal of this research is to analyze how the theoretical intercessions from EPTNM acts in EJA, according to the continuous undergraduate program, with the problematization teaching methodology, which allouds the teacher to have a syntonized feedback of the education process, building a live loop classroom dynamics. The research workshops were hold on the Federal Institute of Amazonas (IFAM), Manaus’ City Center Campus (CMC), and the participants were the teachers from the Mechanical High School Undergraduate Program from the daytime shift of EJA. The qualitative approach was used, according to the Action Research method and the main result was a continuous educating workshop, constructed with the problematization methodology in consonance with the Arch of Manguerez. The concepts of the Arch encompass, objectives, concepts and principles to justify the EPTNM’s courses proposals from PROEJA. The Workshops were divided in stages, each stage is an important part of the framework methodology, and these requirements were looking forward to the teacher’s reflexive práxis, aiming the changing processes on the classroom standards. The pedagogical teaching práxis on EJA, presenting new perspectives to the teacher’s labor, accomplishing knowledge from student rights in different ages on the study program. The most feasible result is the educational product, reconstructing scenarios to represent the core of the Arch of Manguerez approach, implementing formative procedures on a live experience environment, with a unified and collaborative ambience.
Palavras-chave: EPTNM
EJA
PROEJA
Práticas Pedagógicas
Metodologia da problematização
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citação: DUARTE, Tayna Bento de Souza. Educação profissional técnica de nível médio na modalidade de educação de jovens e adultos: uma reflexão sobre a prática pedagógica docente. 2019. Dissertação. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/427
Data do documento: 10-Dez-2019
Aparece nas coleções:PROFEPT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EPT de nivel medio na modalidade de educacao de jovens e adultos-uma reflexao sobre_Tayna Bento de Souza Duarte_2019.pdfDissertação_PROFEPT-IFAM Campus Manaus Centro15,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.