Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/427
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Ana Cláudia Ribeiro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7472602272780097pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Ana Cláudia Ribeiro de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7472602272780097pt_BR
dc.contributor.referee2Salazar, Deuzilene Marques-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4519799169077909pt_BR
dc.contributor.referee3Rodrigues, Ana Maria de Lucena-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7711936468049245pt_BR
dc.creatorDuarte, Tayna Bento de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5072510952282888pt_BR
dc.date.accessioned2020-06-05T12:40:26Z-
dc.date.available2020-06-05-
dc.date.available2020-06-05T12:40:26Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.identifier.citationDUARTE, Tayna Bento de Souza. Educação profissional técnica de nível médio na modalidade de educação de jovens e adultos: uma reflexão sobre a prática pedagógica docente. 2019. Dissertação. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/427-
dc.description.abstractThe Technological High School Education Program (EPTNM), implements the study program called Youth and Adult Teachings (EJA). This study program is part of the Brazilian National Integration Program for Professional and Basic Education from Youth and Adult Teachings (PROEJA). This government education program aims to increase the professional scholarity, by setting up new standards for the teacher’s education know-how, which must be orchestrated with the courses expertises proposals. At this context, the teachers education know-how refers to theoretical and practical activities, with assessments between the teachers. This research was accomplished at Graduate Professional and Technological Education Program (ProfEPT), and engaged on a research group, name Control and Management from Pedagogical Clearances on Professional and Technological Education. The main goal of this research is to analyze how the theoretical intercessions from EPTNM acts in EJA, according to the continuous undergraduate program, with the problematization teaching methodology, which allouds the teacher to have a syntonized feedback of the education process, building a live loop classroom dynamics. The research workshops were hold on the Federal Institute of Amazonas (IFAM), Manaus’ City Center Campus (CMC), and the participants were the teachers from the Mechanical High School Undergraduate Program from the daytime shift of EJA. The qualitative approach was used, according to the Action Research method and the main result was a continuous educating workshop, constructed with the problematization methodology in consonance with the Arch of Manguerez. The concepts of the Arch encompass, objectives, concepts and principles to justify the EPTNM’s courses proposals from PROEJA. The Workshops were divided in stages, each stage is an important part of the framework methodology, and these requirements were looking forward to the teacher’s reflexive práxis, aiming the changing processes on the classroom standards. The pedagogical teaching práxis on EJA, presenting new perspectives to the teacher’s labor, accomplishing knowledge from student rights in different ages on the study program. The most feasible result is the educational product, reconstructing scenarios to represent the core of the Arch of Manguerez approach, implementing formative procedures on a live experience environment, with a unified and collaborative ambience.pt_BR
dc.description.resumoA Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e desenvolvida por meio do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) objetiva a ampliação da escolaridade com profissionalização, exigindo novos significados para a prática pedagógica docente que deve estar alinhada às concepções e princípios que orientam a oferta. A prática pedagógica docente se refere a uma atividade teórico-prática, crítica e reflexiva do professor. A pesquisa, desenvolvida para o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), insere-se na linha de pesquisa Gestão e Organização dos Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica e teve por objetivo geral analisar, como as mediações teóricas sobre a EPTNM na modalidade EJA, durante um processo de formação continuada desenvolvido por meio da Metodologia da Problematização, possibilita ao professor perceber como ocorre o processo e pode intencionar sua prática pedagógica. Teve como lócus o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) – Campus Manaus Centro (CMC) e como participantes da pesquisa os docentes que ministram aula no curso Técnico de Nível Médio em Mecânica na forma integrada na modalidade de EJA. Por meio da abordagem qualitativa, e do método da pesquisa-ação, desenvolvemos uma formação continuada por meio da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez sobre os objetivos, as concepções e os princípios que fundamentam a oferta da EPTNM na modalidade de Educação de Jovens e EJA no PROEJA. As etapas propostas por essa metodologia foram desenvolvidas no sentido de provocar uma prática reflexiva no professor intencionando processos de mudanças. O estudo constatou que as reflexões decorrentes do processo formativo reorientaram a prática pedagógica docente desenvolvida na EPTNM na modalidade de EJA, desenvolvendo novas perspectivas para o trabalho docente por meio da compreensão dos direitos do aluno jovem e adulto afirmados por meio da educação a eles ofertada. O produto educacional desenvolvido durante a pesquisa é a proposta de formação continuada por meio da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, e objetiva contribuir com a prática pedagógica docente na EPTNM na modalidade de EJA por meio da reflexão e do diálogo com os diferentes saberes e especificidades da oferta, intencionando um novo sentido para a prática pedagógica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2020-06-05T12:40:26Z No. of bitstreams: 1 EPT de nivel medio na modalidade de educacao de jovens e adultos-uma reflexao sobre_Duarte-2019.pdf: 16252379 bytes, checksum: 402b886e7040db4a8b68cb983b2a191d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-05T12:40:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EPT de nivel medio na modalidade de educacao de jovens e adultos-uma reflexao sobre_Duarte-2019.pdf: 16252379 bytes, checksum: 402b886e7040db4a8b68cb983b2a191d (MD5) Previous issue date: 2019-12-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEPTNMpt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectPROEJApt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectMetodologia da problematizaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleEducação profissional técnica de nível médio na modalidade de educação de jovens e adultos: uma reflexão sobre a prática pedagógica docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PROFEPT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EPT de nivel medio na modalidade de educacao de jovens e adultos-uma reflexao sobre_Tayna Bento de Souza Duarte_2019.pdfDissertação_PROFEPT-IFAM Campus Manaus Centro15,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.