Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/419
Tipo: Outro
Título: Formação inicial de professores: proposta revisional da ementa da disciplina libras para cursos de licenciatura
Título(s) alternativo(s): Initial teacher training: revised proposal of the pound discipline menu for bachelor's courses
Autor(es): Jesus, Liana Fabíola de
Primeiro Orientador: Guerreiro, Elaine Maria Bessa Rebello
metadata.dc.contributor.referee1: Guerreiro, Elaine Maria Bessa Rebello
metadata.dc.contributor.referee2: Gonzaga, Amarildo Menezes
metadata.dc.contributor.referee3: Matos, Maria Almerinda de Souza
Resumo: O curso de Mestrado Profissional tem uma característica que culmina com a exigência de um produto que estabeleça uma devolutiva entre academia e a sociedade em geral. Esse produto se baseia na regulamentação exarada pela CAPES e nos regulamentos dos mestrados profissionais. Para tanto, o produto nomeado como Proposta Revisional da Disciplina Libras é resultante da pesquisa intitulada “Formação inicial de professores: contribuição da disciplina Libras para os futuros professores da Educação Básica”, desenvolvida no curso de Mestrado Profissional, na área de Ensino, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, no período compreendido entre 2015 e 2016. Assim, a proposta é destinada para as Instituições de Ensino Superior que ofertam cursos de Licenciatura, como objetivo de propor atualização dos conteúdos e carga horária da disciplina Libras, de modo a contemplar as atividades práticas e empíricas nas escolas, contribuindo para a melhoria na formação inicial do professor. A proposta foi baseada nas respostas atribuídas por meio dos instrumentos aplicados, que evidenciaram a necessidade de revisão nos conteúdos e, consequentemente, um aumento da carga horária da disciplina Libras, para que os futuros professores pudessem dispor de uma formação adequada para trabalhar com alunos surdos incluídos nas salas comuns da rede básica de ensino, sem desconsiderar o número de horas necessárias para aplicação na parte prática. Deste modo, o produto em questão, está disponível para utilização, ainda que a título de análise preliminar, para, após comprovação da sua relevância, ser definitivamente inclusa como parte integrante do Projeto Pedagógico dos Cursos de Licenciatura.
Abstract: The Professional Master’s course has a characteristic that culminates with the requirement of a product that establishes a devolutive between academia and society in general. This is based on the regulations issued by CAPES and included in the regulations of professional masters. To this end, the product named as the Revised Proposal of the Menu of the Libras Discipline is the result of the research titled “Initial Teacher Training: Contribution of the Pries Discipline for the Future Teachers of Basic Education” developed in the Professional Master’s Course, in the area of Education, offered By the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas, in the period between 2015 and 2016.Thus, the proposal is aimed at Higher Education Institutions that offer undergraduate courses, in order to propose updating of the content and timetable of the Libras discipline, in order to contemplate the practical and empirical activities in the schools contributing to the improvement in the initial formation of teacher. The proposal was based on the answers attributed through the instruments applied, which evidenced the need for content revision and, consequently, an increase in the hours of the Libras discipline, so that future teachers could have adequate training to work with deaf students Included in the common rooms of the basic education system, without disregarding the number of hours required for practical application. In this way, the product in question is available for use, albeit as a preliminary analysis, to, after proving its relevance, be definitively included as an integral part of the Pedagogical Project of the Degree Courses.
Palavras-chave: Formação inicial do professor
Libras - Ensino superior
Educação Básica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citação: JESUS, Liana Fabíola de. Formação inicial de professores: proposta revisional da ementa da disciplina libras para cursos de licenciatura. 2017. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/419
Data do documento: 30-Abr-2018
Aparece nas coleções:MPET - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES.pdfProduto educacional - Documento principal3,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.