Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/419
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Guerreiro, Elaine Maria Bessa Rebello-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7534553739735381pt_BR
dc.contributor.referee1Guerreiro, Elaine Maria Bessa Rebello-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7534553739735381pt_BR
dc.contributor.referee2Gonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2786554010520173pt_BR
dc.contributor.referee3Matos, Maria Almerinda de Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5590755531194676pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/73pt_BR
dc.creatorJesus, Liana Fabíola de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2087884850897378pt_BR
dc.date.accessioned2020-05-28T21:33:40Z-
dc.date.available2020-05-21-
dc.date.available2020-05-28T21:33:40Z-
dc.date.issued2018-04-30-
dc.identifier.citationJESUS, Liana Fabíola de. Formação inicial de professores: proposta revisional da ementa da disciplina libras para cursos de licenciatura. 2017. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/419-
dc.description.abstractThe Professional Master’s course has a characteristic that culminates with the requirement of a product that establishes a devolutive between academia and society in general. This is based on the regulations issued by CAPES and included in the regulations of professional masters. To this end, the product named as the Revised Proposal of the Menu of the Libras Discipline is the result of the research titled “Initial Teacher Training: Contribution of the Pries Discipline for the Future Teachers of Basic Education” developed in the Professional Master’s Course, in the area of Education, offered By the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas, in the period between 2015 and 2016.Thus, the proposal is aimed at Higher Education Institutions that offer undergraduate courses, in order to propose updating of the content and timetable of the Libras discipline, in order to contemplate the practical and empirical activities in the schools contributing to the improvement in the initial formation of teacher. The proposal was based on the answers attributed through the instruments applied, which evidenced the need for content revision and, consequently, an increase in the hours of the Libras discipline, so that future teachers could have adequate training to work with deaf students Included in the common rooms of the basic education system, without disregarding the number of hours required for practical application. In this way, the product in question is available for use, albeit as a preliminary analysis, to, after proving its relevance, be definitively included as an integral part of the Pedagogical Project of the Degree Courses.pt_BR
dc.description.resumoO curso de Mestrado Profissional tem uma característica que culmina com a exigência de um produto que estabeleça uma devolutiva entre academia e a sociedade em geral. Esse produto se baseia na regulamentação exarada pela CAPES e nos regulamentos dos mestrados profissionais. Para tanto, o produto nomeado como Proposta Revisional da Disciplina Libras é resultante da pesquisa intitulada “Formação inicial de professores: contribuição da disciplina Libras para os futuros professores da Educação Básica”, desenvolvida no curso de Mestrado Profissional, na área de Ensino, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, no período compreendido entre 2015 e 2016. Assim, a proposta é destinada para as Instituições de Ensino Superior que ofertam cursos de Licenciatura, como objetivo de propor atualização dos conteúdos e carga horária da disciplina Libras, de modo a contemplar as atividades práticas e empíricas nas escolas, contribuindo para a melhoria na formação inicial do professor. A proposta foi baseada nas respostas atribuídas por meio dos instrumentos aplicados, que evidenciaram a necessidade de revisão nos conteúdos e, consequentemente, um aumento da carga horária da disciplina Libras, para que os futuros professores pudessem dispor de uma formação adequada para trabalhar com alunos surdos incluídos nas salas comuns da rede básica de ensino, sem desconsiderar o número de horas necessárias para aplicação na parte prática. Deste modo, o produto em questão, está disponível para utilização, ainda que a título de análise preliminar, para, após comprovação da sua relevância, ser definitivamente inclusa como parte integrante do Projeto Pedagógico dos Cursos de Licenciatura.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2020-05-28T21:33:39Z No. of bitstreams: 1 FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES.pdf: 3095283 bytes, checksum: c99a1627bcea033bd36fa5892e792ef7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-28T21:33:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES.pdf: 3095283 bytes, checksum: c99a1627bcea033bd36fa5892e792ef7 (MD5) Previous issue date: 2018-04-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação inicial do professorpt_BR
dc.subjectLibras - Ensino superiorpt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleFormação inicial de professores: proposta revisional da ementa da disciplina libras para cursos de licenciaturapt_BR
dc.title.alternativeInitial teacher training: revised proposal of the pound discipline menu for bachelor's coursespt_BR
dc.typeProdutospt_BR
Appears in Collections:MPET - Produtos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES.pdfProduto educacional - Documento principal3,02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.