Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/404
Tipo: Outro
Título: O Blog como recurso pedagógico para o ensino da Língua Espanhola
Autor(es): Mesquita, Silvana Suelen Mendonça
Primeiro Orientador: Anglada-Rivera, José
metadata.dc.contributor.referee1: Anglada-Rivera, José
metadata.dc.contributor.referee2: Khalil, Josefina Barrera
metadata.dc.contributor.referee3: Gonzaga, Amarildo Menezes
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo verificar o blog como recurso pedagógico e sua eficácia no processo de ensino-aprendizagem da língua espanhola. Com o advento das tecnologias na década de 80, a sociedade enfrentou desafios na apropriação dessas TIC dentre elas a Internet e suas ferramentas nos diversos contextos que na atualidade se tornam fundamentais para o cotidiano das pessoas, inclusive no âmbito escolar. Nesse contexto, o computador e a Internet quando usados em sala de aula, representam um recurso que facilita o processo de ensino-aprendizagem, a interação dos sujeitos participantes e a compreensão dos conteúdos ministrados. Para tanto, a presente pesquisa, está orientada por autores que dialogam sobre as TIC na educação e o processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, apresentando um estudo tendo como foco o blog e o ensino do espanhol. Para isso, fizemos um levantamento bibliográfico do percurso das TIC em especial a internet com ênfase ao ambiente midiático do blog, seu uso educativo e potencialidades no ensino-aprendizagem da Língua Espanhola. Segue pautada na metodologia do sociointeracionismo de Vygotsky numa abordagem qualitativa, sendo de caráter descritiva e de pesquisa-ação. Os resultados obtidos apontaram a utilização do blog como recurso pedagógico eficaz, indicando caminhos e possibilidades aos professores por ter sido um recurso que facilitou a aprendizagem da leitura e escrita da língua espanhola, contribuindo dessa forma com o ensino, num ambiente de interação e de escrita colaborativa com seus alunos, assim como a inserção das TIC em sala de aula, ter tido uma significativa importância em suas práticas, ressignificando seu planejamento. Dessa maneira, foi criado um blog como ferramenta pedagógica e produto desta pesquisa, permitindo que o processo de ensino-aprendizagem da língua espanhola se torne mais atraente.
Palavras-chave: Blog
TIC
Internet
Processo ensino-aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citação: MESQUITA, Silvana Suelen Mendonça. O Blog como recurso pedagógico para o ensino da Língua Espanhola. 2016. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/404
Data do documento: 26-Fev-2016
Aparece nas coleções:MPET - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O blog como recurso pedagogico para o ensino da lingua espanhola.pdfProduto educacional_Guia didático_Acesso ao blog: http://professordeele.blogspot.com.br904,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.