Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/404
metadata.dc.type: Produtos
Title: O Blog como recurso pedagógico para o ensino da Língua Espanhola
metadata.dc.creator: Mesquita, Silvana Suelen Mendonça
metadata.dc.contributor.advisor1: Anglada-Rivera, José
metadata.dc.contributor.referee1: Anglada-Rivera, José
metadata.dc.contributor.referee2: Khalil, Josefina Barrera
metadata.dc.contributor.referee3: Gonzaga, Amarildo Menezes
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa teve como objetivo verificar o blog como recurso pedagógico e sua eficácia no processo de ensino-aprendizagem da língua espanhola. Com o advento das tecnologias na década de 80, a sociedade enfrentou desafios na apropriação dessas TIC dentre elas a Internet e suas ferramentas nos diversos contextos que na atualidade se tornam fundamentais para o cotidiano das pessoas, inclusive no âmbito escolar. Nesse contexto, o computador e a Internet quando usados em sala de aula, representam um recurso que facilita o processo de ensino-aprendizagem, a interação dos sujeitos participantes e a compreensão dos conteúdos ministrados. Para tanto, a presente pesquisa, está orientada por autores que dialogam sobre as TIC na educação e o processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, apresentando um estudo tendo como foco o blog e o ensino do espanhol. Para isso, fizemos um levantamento bibliográfico do percurso das TIC em especial a internet com ênfase ao ambiente midiático do blog, seu uso educativo e potencialidades no ensino-aprendizagem da Língua Espanhola. Segue pautada na metodologia do sociointeracionismo de Vygotsky numa abordagem qualitativa, sendo de caráter descritiva e de pesquisa-ação. Os resultados obtidos apontaram a utilização do blog como recurso pedagógico eficaz, indicando caminhos e possibilidades aos professores por ter sido um recurso que facilitou a aprendizagem da leitura e escrita da língua espanhola, contribuindo dessa forma com o ensino, num ambiente de interação e de escrita colaborativa com seus alunos, assim como a inserção das TIC em sala de aula, ter tido uma significativa importância em suas práticas, ressignificando seu planejamento. Dessa maneira, foi criado um blog como ferramenta pedagógica e produto desta pesquisa, permitindo que o processo de ensino-aprendizagem da língua espanhola se torne mais atraente.
Keywords: Blog
TIC
Internet
Processo ensino-aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citation: MESQUITA, Silvana Suelen Mendonça. O Blog como recurso pedagógico para o ensino da Língua Espanhola. 2016. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/404
Issue Date: 26-Feb-2016
Appears in Collections:MPET - Produto educacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O blog como recurso pedagogico para o ensino da lingua espanhola.pdfProduto educacional_Guia didático_Acesso ao blog: http://professordeele.blogspot.com.br904,28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.