Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/399
Tipo: Outro
Título: Caderno de aplicação de robótica educacional para o ensino de matemática: uma experiência com o estudo das relações métricas do triângulo retângulo
Autor(es): Santos, Marden Eufrasio dos
Mendonça, Andréa Pereira
Primeiro Orientador: Mendonça, Andréa Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Mendonça, Andréa Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Elaine Harada Teixeira de
metadata.dc.contributor.referee3: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
Resumo: Este material é resultante de uma pesquisa acadêmica sobre a aplicação de Robótica Educacional utilizando o kit LEGO Mindstorms EV3, no estudo dos conteúdos matemáticos sobre as relações métricas do triângulo retângulo. O uso desta tecnologia conectada ao currículo formal dos estudantes, se deu através do desenvolvimento de um planejamento de ensino que integra atividades práticas de robótica com a resolução de problemas matemáticos. O plano de ensino foi desenvolvido na perspectiva de ensino e aprendizagem deste tema da Matemática com enfoque nos estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental. Este caderno constitui um produto educacional que foi desenvolvido para aplicação do ensino das relações métricas do triângulo retângulo, integrado com Robótica Educacional. O enfoque é o ensino e aprendizagem baseados na resolução de problemas.
Palavras-chave: Robótica educacional
Lego Mindstorms EV3
Relações métricas do triângulo retângulo
Alinhamento construtivo
Aprendizagem baseada na resolução de problemas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citação: SANTOS, Marden Eufrasio dos; MENDONÇA, Andréa Pereira. Caderno de aplicação de robótica educacional para o ensino de matemática: uma experiência com o estudo das relações métricas do triângulo retângulo. 2016. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/399
Data do documento: 25-Mai-2016
Aparece nas coleções:MPET - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caderno de aplicacao de robotica educacional para o ensino de matematica_Santos_2016.pdfProduto educacional_Manual curso Robótica Educacional11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.