Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/394
Tipo: | Outro |
Título: | Site/Blog Narrativas no MPET: uma estratégia pedagógica para formação de professores no ensino tecnológico |
Autor(es): | Campos, Alessandra Tomé |
Primeiro Orientador: | Gonzaga, Amarildo Menezes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Gonzaga, Amarildo Menezes |
metadata.dc.contributor.referee2: | Azevedo, Rosa Oliveira Marins |
metadata.dc.contributor.referee3: | Barbosa, Ierecê |
Resumo: | O presente trabalho é resultante de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFAM- Campus Centro) que teve como objetivo compreender narrativas de professores em formação, alunos e pesquisadora no referido mestrado, para obtenção de indicadores, a ser utilizados como referenciais, na elaboração de um recurso, possível de ser utilizado em processo formativos de professores no Ensino Tecnológico. Visando o alcance deste objetivo, no primeiro momento, buscou-se estabelecer um paralelo entre o registro da narrativa de vida da pesquisadora, suas vivências no primeiro ano do MPET com as bases teórico-epistemológicas sobre Pesquisa Narrativa subsidiada por teóricos como Clandinin e Connelly (2011), Ricoeur (2010), entre outros. Num segundo momento, realizou-se Análise Textual Discursiva (ATD), utilizando como subsídios teóricos Moraes e Galiazzi (2011) e tomando como material de análise as narrativas de vida dos professores em formação na primeira turma do mestrado em estudo. Como métodos e técnicas, foram utilizadas pesquisa bibliográfica de obras referentes à Pesquisa Narrativa, formação de professores e Ensino Tecnológico, realizou-se observação participante natural que se mostrou adequada ao objetivo proposto uma vez que a pesquisadora faz parte do grupo de professores, sujeitos da pesquisa. A coleta dos dados foi realizada a partir de momentos de observação das aulas realizadas no primeiro ano de formação no MPET, do II Colóquio e do Seminário de Projetos a partir dos quais foram feitas anotações de campo do tipo descritiva e reflexiva, registros por meio de fotografias, gravações de som e imagem dos referidos momentos de observação. Tomando como base os indicadores, emergentes deste processo de ATD, evidenciou-se o potencial das narrativas em contribuir para formação de professores. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo apresentar estes indicadores, além de descrever o processo de elaboração do produto desta pesquisa, o site/blog Narrativas no MPET (www.narrativasnomept.com),uma estratégia pedagógica possível de contribuir em processos formativos de professores que atuam no Ensino Tecnológico. Por fim, espera-se que a utilização desta estratégia, por meio do desenvolvimento dos temas propostos e a partir das atividades de interação propostas, possam fazer emergir encaminhamentos para futuras pesquisas. |
Palavras-chave: | Narrativas de professores Ensino Tecnológico Formação de professores |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
Citação: | CAMPOS, Alessandra Tomé. Site/Blog Narrativas no MPET: uma estratégia pedagógica para formação de professores no ensino tecnológico. 2015. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/394 |
Data do documento: | 30-Nov-2015 |
Aparece nas coleções: | MPET - Produto educacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Site Blog Narrativas no MPET-uma estrategia pedagogica para formacao de professores no ensino tecnologico_Campos_2015.pdf | Produto educacional_Site/Blog. Acesso: www.narrativasnompet.com | 5,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.