Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/394
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2786554010520173pt_BR
dc.contributor.referee1Gonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2786554010520173pt_BR
dc.contributor.referee2Azevedo, Rosa Oliveira Marins-
dc.contributor.referee3Barbosa, Ierecê-
dc.creatorCampos, Alessandra Tomé-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6492258272256864pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-07T21:20:20Z-
dc.date.available2020-01-07-
dc.date.available2020-01-07T21:20:20Z-
dc.date.issued2015-11-30-
dc.identifier.citationCAMPOS, Alessandra Tomé. Site/Blog Narrativas no MPET: uma estratégia pedagógica para formação de professores no ensino tecnológico. 2015. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/394-
dc.description.resumoO presente trabalho é resultante de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFAM- Campus Centro) que teve como objetivo compreender narrativas de professores em formação, alunos e pesquisadora no referido mestrado, para obtenção de indicadores, a ser utilizados como referenciais, na elaboração de um recurso, possível de ser utilizado em processo formativos de professores no Ensino Tecnológico. Visando o alcance deste objetivo, no primeiro momento, buscou-se estabelecer um paralelo entre o registro da narrativa de vida da pesquisadora, suas vivências no primeiro ano do MPET com as bases teórico-epistemológicas sobre Pesquisa Narrativa subsidiada por teóricos como Clandinin e Connelly (2011), Ricoeur (2010), entre outros. Num segundo momento, realizou-se Análise Textual Discursiva (ATD), utilizando como subsídios teóricos Moraes e Galiazzi (2011) e tomando como material de análise as narrativas de vida dos professores em formação na primeira turma do mestrado em estudo. Como métodos e técnicas, foram utilizadas pesquisa bibliográfica de obras referentes à Pesquisa Narrativa, formação de professores e Ensino Tecnológico, realizou-se observação participante natural que se mostrou adequada ao objetivo proposto uma vez que a pesquisadora faz parte do grupo de professores, sujeitos da pesquisa. A coleta dos dados foi realizada a partir de momentos de observação das aulas realizadas no primeiro ano de formação no MPET, do II Colóquio e do Seminário de Projetos a partir dos quais foram feitas anotações de campo do tipo descritiva e reflexiva, registros por meio de fotografias, gravações de som e imagem dos referidos momentos de observação. Tomando como base os indicadores, emergentes deste processo de ATD, evidenciou-se o potencial das narrativas em contribuir para formação de professores. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo apresentar estes indicadores, além de descrever o processo de elaboração do produto desta pesquisa, o site/blog Narrativas no MPET (www.narrativasnomept.com),uma estratégia pedagógica possível de contribuir em processos formativos de professores que atuam no Ensino Tecnológico. Por fim, espera-se que a utilização desta estratégia, por meio do desenvolvimento dos temas propostos e a partir das atividades de interação propostas, possam fazer emergir encaminhamentos para futuras pesquisas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2020-01-07T21:20:20Z No. of bitstreams: 1 Site Blog Narrativas no MPET-uma estrategia pedagogica para formacao de professores no ensino tecnologico_Campos_2015.pdf: 5711131 bytes, checksum: cda3ec87e53940c28583d1adf43018d5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-07T21:20:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Site Blog Narrativas no MPET-uma estrategia pedagogica para formacao de professores no ensino tecnologico_Campos_2015.pdf: 5711131 bytes, checksum: cda3ec87e53940c28583d1adf43018d5 (MD5) Previous issue date: 2015-11-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNarrativas de professorespt_BR
dc.subjectEnsino Tecnológicopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleSite/Blog Narrativas no MPET: uma estratégia pedagógica para formação de professores no ensino tecnológicopt_BR
dc.typeOutropt_BR
Aparece nas coleções:MPET - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Site Blog Narrativas no MPET-uma estrategia pedagogica para formacao de professores no ensino tecnologico_Campos_2015.pdfProduto educacional_Site/Blog. Acesso: www.narrativasnompet.com5,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.