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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A organização do trabalho pedagógico e seus desdobramentos frente ao processo de reprovação escolar
metadata.dc.creator: Duarte, Alessandra Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Stefanuto, Vanderlei Antonio
metadata.dc.contributor.referee1: Stefanuto, Vanderlei Antonio
metadata.dc.contributor.referee2: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee3: Falcão, Nádia Maciel
metadata.dc.description.resumo: A reprovação escolar na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) é um fenômeno complexo e contraditório, isso porque sua existência, permanência e manutenção no ambiente educacional se dá pela própria forma de Organização do sistema escolar brasileiro, pois ao mesmo tempo em que a combate, também a alimenta. Neste sentido, no intuito de se estudar a complexidade da reprovação pelo viés da Organização do trabalho pedagógico, este estudo teve por objetivo compreender o fenômeno da reprovação escolar, a partir de sua relação com a organização do trabalho pedagógico na Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Óbidos. Este estudo se insere na linha de pesquisa Gestão e Organização dos Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica e trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. Durante o percurso metodológico empregou-se a estratégia de investigação conhecida como Pesquisa Participante, utilizou-se a técnica de rodadas pedagógicas e a Análise de Conteúdo para os dados coletados - entrevista. Participaram das rodadas pedagógicas representantes dos segmentos docentes (06), discentes (20) e pais/responsáveis (07). As rodadas pedagógicas oportunizaram discussões e reflexões sobre a Organização do trabalho pedagógico do IFPA-Campus Óbidos e sua correlação com a reprovação escolar. O estudo possibilitou o entendimento de que a Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Profissional Técnica de Nível Médio e seus desdobramentos frente ao processo reprovador sempre assumiu um papel de reprodução social, ou seja, sempre esteve direcionado para manter e consolidar a hegemonia da reprovação, não somente no campo educacional, mas também mantê-la como elemento de seletividade no campo social, explicitando a eterna luta de classes. Neste sentido, a reprovação escolar não se estrututra apenas como uma reprovação no e do ambiente da escola, pelo contrário, vai muito além disso, ela se constitui como uma reprovação social. Frente a isto, o produto educacional desenvolvido buscou estruturar uma proposta de (Re) Organização do Trabalho Escolar que diminuísse os índices de reprovação discente nos cursos técnicos integrados de nível médio. A proposta está atrelada ao uso da Tecnologia da Informação e Comunicação e fundamentada nos princípios estruturantes da Organização do Trabalho Pedagógico, nos quais são: a) o trabalho como princípio educativo e; b) a Gestão democrática da escola. Espera-se que o produto educacional possibilite um processo participativo e formativo, fomente a gestão participativa no ambiente escolar, possibilite o diálogo interativo entre escola e família e permita o acompanhamento pedagógico versátil e dinâmico do aluno.
Abstract: School failure in High School Technical Vocational Education (EPTNM) is a complex and contradictory phenomenon, because its existence, permanence and maintenance in the educational environment is due to the very form of organization of the Brazilian school system. combat, also feeds it. In this sense, in order to study the complexity of failure by the bias of the Organization of pedagogical work, this study aimed to understand the phenomenon of school failure, from its relationship with the organization of pedagogical work in Technical Vocational Education of Middle Level from the Federal Institute of Pará - Campus Óbidos. This study is part of the research line Management and Organization of Pedagogical Spaces in Vocational and Technological Education and is a qualitative research. During the methodological course, the research strategy known as Participatory Research was used, the technique of pedagogical rounds and Content Analysis was used for the data collected-interview. Participated in the pedagogical rounds representatives of the teaching (06), students (20) and parents / guardians (07) segments. The pedagogical rounds provided discussions and reflections on the Organization of IFPA-Campus Óbidos pedagogical work and its correlation with school failure. The study made it possible to understand that the Organization of Pedagogical Work in Technical Vocational Education at Middle Level and its consequences in the face of the failing process always assumed a role of social reproduction, that is, it was always directed to maintain and consolidate the hegemony of failure. only in the educational field, but also maintain it as an element of selectivity in the social field, making explicit the eternal class struggle. In this sense, school failure is not only structured as a failure in and of the school environment; on the contrary, it goes far beyond that, it is constituted as a social failure. In view of this, the educational product developed sought to structure a proposal for (Re) Organization of school work that would reduce student failure rates in the integrated technical courses of high school. The proposal is linked to the use of Information and Communication Technology and is based on the structuring principles of the Pedagogical Work Organization, which are: a) work as an educational principle and; b) the democratic management of the school. The educational product is expected to enable a participatory and formative process, foster participatory management in the school environment, enable interactive dialogue between school and family, and enable versatile and dynamic student monitoring.
Keywords: Reprovação Escolar
(Re) Organização do Trabalho Pedagógico
Gestão Participativa
Trabalho como princípio Educativo
Educação Profissional Técnica de Nível Médio
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citation: DUARTE, Alessandra Ribeiro. A organização do trabalho pedagógico e seus desdobramentos frente ao processo de reprovação escolar. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/375
Issue Date: 22-Aug-2019
Appears in Collections:PROFEPT - Dissertações

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