Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/370
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Ambientes virtuais de aprendizagem colaborativa – uma ferramenta para formação humana integral: estudo de caso no IFAP
metadata.dc.creator: Brito, Maria de Fátima dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Queiroz Neto, José Pinheiro de
metadata.dc.contributor.referee1: Queiroz Neto, José Pinheiro de
metadata.dc.contributor.referee2: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Elaine Harada Teixeira de
metadata.dc.description.resumo: pesquisa desenvolve-se no programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPTProfEPT) – Polo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) Campus Manaus Centro, com o objetivo de desenvolver uma proposta de uso das ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) numa perspectiva de formação humana integral, nos cursos técnicos subsequentes em Educação a Distância (EaD) do no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) - Campus Macapá. Como método, o estudo traz uma abordagem qualitativa de natureza aplicada e de cunho descritiva, tendo como procedimento metodológico o estudo de caso. Para tanto, com vista a alcançar o objetivo dessa investigação, traçou se um caminho metodológico que iniciou com uma pesquisa bibliográfica na busca por teorias e eixos que nortearam a construção do referencial teórico. Na sequência desenvolveu se uma exploração dos recursos e atividades disponíveis na plataforma da instituição, seguido por uma pesquisa de campo com professores e alunos do curso em estudo, afim de coletar informações referentes à problemática da pesquisa, além de fornecer subsídios para a construção do produto educacional. Como principal resultado da pesquisa, tem se que os docentes e alunos demostraram dificuldades em relação às ferramentas do AVA, limitando se ao uso de poucos recursos do MOODLE . Com base nos resultados, seguiu se com a construção do produto educacional que teve as etapas de elaboração e de avaliação, tendo este último resultado positivo quanto ao parâmetro concordância e algumas sugestões para melhoramento. Assim, foram realizados ajustes necessários, finalizando as etapas de desenvolvimento do produto educacional com a conclusão e produção do “Guia de Utilização do MOODLE para uma Formação Humana Integral”, cujo objetivo é orientar professores quanto à utilização e funcionalidade dos recursos disponibilizados na plataforma MOODLE do IFAP, de modo que sinalize par a uma perspectiva de formação humana integral.
Abstract: The research is developed in the Professional Master's Program in Professional and Technologi cal Education in National Network (ProfEPT) Polo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) Campus Manaus with the objective of developing a proposal to use the tools of the Virtual Learning Environment (AVA) in a perspecti ve of integral human formation (EaD) at Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) Campus Macapá. As a methodology, the study has a qualitative approach of an applied and descriptive nature, having as a methodological procedure t he case study. In order to reach the objective of this investigation, a methodological path was traced that began with a bibliographical theories research that guided the construction of the theoretical reference. After that, an exploration of the resource s and activities available on the institution's platform was carried out, followed by a field research with teachers and students of the course under study, in order to collect information regarding the research problem, besides providing subsidies for the construction of the educational product. As the main result, teachers and students have demonstrated difficulties in relation to AVA tools, limiting to the use of few MOODLE resources. Based on the results, we proceeded with the construction of the educat ional product that had the elaboration and evaluation stages, the latter having a positive result regarding the agreement parameter and some suggestions for improvemen t. Thus, necessary adjustments were made, finalizing the educational product development stages with the conclusion and production of the “MOODLE User Guide for Integral Human Training”, which aims to guide teachers on the use and functionality of the resources available on the MOODLE platform. IFAP, so that it signals a perspective of integral human formation.
Keywords: AVA Moodle
Educação Profissional
Aprendizagem colaborativa.
Formação Humana Integral
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citation: BRITO, Maria de Fátima dos Santos. Ambientes virtuais de aprendizagem colaborativa – uma ferramenta para formação humana integral: estudo de caso no IFAP. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/370
Issue Date: 16-Aug-2019
Appears in Collections:PROFEPT - Dissertações



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.