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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Jogo de tabuleiro no processo de ensino aprendizagem de direito no curso de Tecnologia em Organização de Serviços Judiciários
metadata.dc.creator: Oliveira, Sarah Correia
metadata.dc.contributor.advisor1: Anglada-Rivera, José
metadata.dc.contributor.referee1: Anglada-Rivera, José
metadata.dc.contributor.referee2: Aquino, Soraya Farias
metadata.dc.contributor.referee3: Zayas, Fidel Guerrero
metadata.dc.description.resumo: É patente o amplo emprego da metodologia tradicional no processo de ensino aprendizagem das disciplinas inerentes aos cursos jurídicos em que pese já esteja sedimentado o entendimento de que a exclusiva aplicação desse método não se revela suficiente para a formação humana integral, objetivo claramente persegui do pelos cursos da Educação Profissional e Tecnológica, dentre os quais se destaca o de Tecnologia em Organização de Serviços Judiciários justamente em razão da afinidade de matérias com o bacharelado em Direito. Como alternativa à exclusiva aplicação da proposta pedagógica que mantém o aluno como mero reprodutor de conteúdos, se advoga o uso do jogo como ferramenta capaz de concretizar a aplicação de uma nova perspectiva educacional, através do desenvolvimento de trabalhos cooperativos e colaborativos, primando pela autonomia discente no processo de construção do saber. Com vistas a analisar a veracidade da hipótese defendida, foi desenvolvido e aplicado o produto educacional Trilegal, consistente em um jogo para dispositivos móveis dotado de tabuleiro físico e destinado a alunos e professores do curso de tecnologia em organização de serviços judiciários para trabalhar conteúdos atinentes aos Direitos e Garantias Fundamentais insculpidos nos artigos 5º a 14 da Constituição Federal. De acordo com a análise do s dados coletados na pesquisa de campo, o produto em questão se revelou instrumento facilitador do processo de ensino aprendizagem.
Abstract: The broad use of the traditional methodology in the teaching learning process of the disciplines inherent to the legal courses is evident, however, it is already settled the understanding that the exclusive application of the methodology in question is not enough for the formation of the integral human being, objective Clearly pursued by the courses of Professional and Technological Education, among which stands out in the pr esent work, the Technology in Organization of Judicial Services precisely be cause of the affinity of subjects with the bachelor of Law. As an alternative to the exclusive application of the pedagogical proposal that keeps the student as a mere content repr oducer, the use of the game is advocated as a tool capable of realizing the application of a new educational perspective, through the development of cooperative and collaborative works, striving for student autonomy in the field. knowledge construction pro cess. In order to analyze the truth of the idealized hypothesis was develope d and applied the educational product TriLegal, consisting of a mobile game equipped with physical board intended for students of the Technology Course in Organization of Judicial Services to work the content related to rights and guarantees. fundamental r ights in Articles 5 to 14 of the Federal Constitution. According to the analysis of the data collected in the field research, the educational product proved to be a facilitating in strument of the teaching learning process.
Keywords: Educação Profissional e Tecnológica
Ensino jurídico
Jogos educacionais
Aprendizagem colaborativa
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citation: OLIVEIRA, Sarah Correia. Jogo de tabuleiro no processo de ensino-aprendizagem de direito no Curso de Tecnologia em Organização de Serviços Judiciários. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/369
Issue Date: 30-Aug-2019
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