Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/363
Tipo: Outro
Título: Roteiro formativo: tecnologias digitais de informação e comunicação para prática docente
Título(s) alternativo(s): Digital information and communication technologies for teaching practice
Autor(es): Paiva, Uthant Benício de
Souza, Ana Cláudia Ribeiro de
Primeiro Orientador: Souza, Ana Cláudia Ribeiro de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Ana Cláudia Ribeiro de
metadata.dc.contributor.referee2: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.referee3: Farias, Cleilton Sampaio de
Resumo: Este produto de pesquisa, intitulado “Roteiro Formativo: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para Prática Docente” tem como objetivo oportunizar aos professores uma formação continuada sobre tecnologias educacionais, na modalidade de encontros presenciais, no próprio ambiente onde desenvolvem suas práticas docentes. Esta formação está organizada em cinco encontros que exploram as ferramentas educacionais Google Sites e WebQuest, com sugestões para desenvolvimento, material de apoio como textos, vídeos e slides, todos com links ou em apêndices. Esta formação foi elaborada a partir da dissertação do mestrado profissional que tem por título: “Formação Continuada de Professores: O Uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na docência: A formação continuada no Instituto Federal do Acre - IFAC Campus Rio Branco”. O Roteiro Formativo busca possibilitar aos professores da educação básica, técnica e tecnológica – EBTT em serviço, momentos de aprendizagens sobre uso de ferramentas tecnológicas, bem como, momentos de reflexões sobre o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação – TDIC. Almeja-se também que, esses professores sintam-se impelidos a pensar novas possibilidades de uso das ferramentas metodológicas em suas práticas docentes. A ideia é que o professor não necessariamente modifique por completo suas metodologias e práticas, e sim, que agregue novas ferramentas pedagógicas às práticas já existentes.
Abstract: This research product, titled "Training script: Digital Information and Communication Technologies for Teaching Practice " aims to provide teachers with a continuing education on educational technologies, in the form of face-to-face meetings, in the very environment where they develop their teaching practices. This training is organized in five meetings that explore the educational tools Google Sites and WebQuest, with suggestions for development, supporting material like texts, videos and slides, all with links or in appendices. This training was elaborated from the dissertation of the professional masters entitled: “Continuing Education of Teachers: The Use of Digital Information and Communication Technologies in Teaching: Continuing Education at the Federal Institute of Acre - IFAC Campus Rio Branco“. The Formative Roadmap seeks to enable teachers of basic, technical and technological education - EBTT in service, moments of learning about the use of technological tools, as well as moments of reflection on the use of digital information and communication technologies - TDIC. It is also hoped that, these teachers feel impelled to think about new possibilities of using the methodological tools in their teaching practices. The idea is that the teacher does not necessarily modify his methodologies and practices completely, but rather adds new pedagogical tools to existing practices.
Palavras-chave: Roteiro formativo
Tecnologias digitais
Prática docente
Professores da educação básica, técnica e tecnológica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citação: PAIVA, Uthant Benício de; SOUZA, Ana Cláudia Ribeiro de. Roteiro formativo: tecnologias digitais de informação e comunicação para prática docente. 2018. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/363
Data do documento: 13-Abr-2018
Aparece nas coleções:MPET - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Roteiro formativo-tecnologias digitais de informação e comunicação para prática docente.pdfProduto educacional1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.