Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/360
Tipo: Dissertação
Título: Programação para administração de redes de computadores: uma proposta de ensino-aprendizagem baseada no modelo de Sala de Aula Invertida
Autor(es): Oliveira, Silmar Antonio Buchner de
Primeiro Orientador: Mendonça, Andréa Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Mendonça, Andréa Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Elloá Barreto Guedes da
metadata.dc.contributor.referee3: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
Resumo: As disciplinas iniciais de redes de computadores são, em geral, lecionadas de forma essencialmente teórica e com pouca associação com a prática. Diante disso, nossa pesquisa resultou em uma proposta de ensino-aprendizagem na qual, além da parte teórica, haja um maior direcionamento prático para que o estudante seja capaz de desenvolver habilidades para resolver problemas do dia a dia em Redes de Computadores com emprego de recursos de Programação. Elaboramos esta proposta seguindo os fundamentos do Alinhamento Construtivo para desenvolvimento das atividades de ensino, aprendizagem e avaliações. Também adotamos o modelo de ensino híbrido de sala de aula invertida, na qual o estudante tem acesso ao conteúdo previamente, com o auxílio de videoaulas, links, tutoriais, etc., e utiliza o tempo de sala de aula com o professor, para resolver problemas práticos do cotidiano de um profissional de Redes de Computadores, utilizando a linguagem Python em uma rede simulada, em um Laboratório Virtual. Avaliamos nossa proposta de ensino-aprendizagem por meio de um estudo de caso realizado com estudantes de nível superior na área de computação do município de Porto Velho/RO. Neste estudo, avaliamos o desempenho dos estudantes com respeito ao desenvolvimento de três habilidades no domínio de Redes de Computadores: Identificação de problemas; Automatização de soluções para os problemas; Associação das soluções encontradas com outros possíveis problemas. Os resultados deste estudo evidenciaram progresso dos estudantes sobre as três habilidades na resolução de problemas envolvendo monitoramento de equipamentos de redes e ações de usuários, análise de logs, backups remotos, sincronismo de dados e emissão automática de mensagens de alertas. Como produto desta pesquisa, organizamos um Guia Didático de Programação para Administração de Redes de Computadores contendo todo o material de ensino-aprendizagem e dinâmicas utilizadas para auxiliar na aplicação da proposta por outros professores de Redes de Computadores.
Abstract: The initial disciplines of computer networks are, in general, taught in an essentially theoretical way and with little association with practice. Therefore, our research has resulted in a teaching-learning proposal in which, in addition to the theoretical part, there is a greater practical orientation for the student to be able to develop skills to solve day-by-day problems in Computer Networks using Programming resourses. We elaborated this proposal following the fundamentals of Constructive Alignment to develop teaching, learning and evaluation activities. We also adopt the invertted classroom hybrid teaching model, in which the student has access to the content previously, with the help of videos, links, tutorials, etc., and uses classroom time with the teacher, to solve practical problems on daily life of a professional of Computer Networks, using the Python language in a simulated network, in a Virtual Laboratory. We evaluated our teaching-learning proposal through a case study carried out with students of undergraduate courses in the area of computation of Porto Velho/RO city. In this study, we evaluated the performance of students with respect to the development of three skills in the field of Computer Networks: Identification of problems; Automation of solutions to problems; Association of solutions found with other possible problems. The results of this study evidenced students' progress on the three skills in solving problems involving network equipment and user actions monitoring, log analysis, remote backups, data synchronization and automatic issuance of alert messages. As a product of this research, we organized a Didactic Guide to Programming for Computer Network Administration containing all the teaching-learning material and dynamics used to assist in the application of the proposal by other teachers of Computer Networks.
Palavras-chave: Ensino de redes de computadores
Programação para redes de computadores
Python
Sala de Aula Invertida
Alinhamento construtivo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Citação: OLIVEIRA, Silmar Antonio Buchner de. Programação para administração de redes de computadores: uma proposta de ensino-aprendizagem baseada no modelo de Sala de Aula Invertida. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/360
Data do documento: 19-Dez-2018
Aparece nas coleções:MPET-Dissertações



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.