Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/358
Tipo: Dissertação
Título: O desenvolvimento profissional de pedagogos da Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Acre: contribuições de uma proposta formativa em ação
Autor(es): Pinheiro, Luciene de Almeida Barros
Primeiro Orientador: Souza, Ana Cláudia Ribeiro de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Damasceno, Ednaceli Abreu
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Ana Cláudia Ribeiro de
metadata.dc.contributor.referee2: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.referee3: Ribeiro, Josina Maria Pontes
Resumo: Esta investigação aborda questões referentes às análises da linha de pesquisa: Processos formativos de professores para o ensino tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas e teve por objetivo analisar em que aspectos a participação num processo de elaboração de uma proposta para a formação continuada para docentes da Educação Profissional e Tecnológica contribui para o desenvolvimento profissional dos pedagogos do campus Rio Branco, do Instituto Federal do Acre. A pesquisa foi realizada no período de agosto a setembro de 2017, no turno vespertino. Os fundamentos do percurso metodológico foram subsidiados pela Pesquisa-Ação, consolidada a partir de um Plano de Ação, constituído de quatro fases: diagnóstico, elaboração, execução e avaliação. Utilizamos como instrumento para coleta dos dados: aplicação de questionários diagnósticos e questionário avaliativo; anotações no diário de campo e a realização de cinco encontros formativos registrados por meio de fotografias e gravações de áudio, entrevistas semiestruturadas com os cinco pedagogos, do campus acima mencionado. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, que possibilitou análise do material coletado com vistas a compreender o objeto proposto. Para tanto, utilizamos a Análise de Conteúdo como método para organização e interpretação dos dados. Nesse sentido, constatou que o trabalho coletivo e aprendizagem colaborativa no próprio ambiente de trabalho é um dos fatores que pode contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal do sujeito. A realização desses encontros serviu como um elemento estimulador de mudança, o qual ajudou os profissionais (pesquisador e sujeitos participantes da pesquisa) a repensarem e ressignificarem suas práticas por meio do estudo, da pesquisa, do trabalho coletivo e compartilhado, e da reflexão crítica e sistematizada, despertando neles o desejo de mudança e a necessidade de uma aprendizagem permanente. A partir dessa experiência formativa desenvolvida com o grupo e dos resultados gerados pelo questionário avaliativo, chegou-se ao produto da pesquisa com o título “Formação continuada de pedagogos para apoio à docência na Educação Profissional e Tecnológica”.
Abstract: This research addresses questions related to the analysis of the research line: Teacher training processes for the technological teaching of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas and had as objective to analyze in which aspects the participation in a process of elaboration of a proposal for the Continuing education for teachers of Vocational and Technological Education contributes to the professional development of pedagogues at the Rio Branco campus of the Federal Institute of Acre. The research was carried out in the period from August to September of 2017, in the evening shift. The fundamentals of the methodology were subsidized by Research-Action, consolidated from an Action Plan, consisting of four phases: diagnosis, elaboration, execution and evaluation. We used as instrument for data collection: application of diagnostic questionnaires and evaluative questionnaire; notes in the field diary and the realization of five formative meetings recorded through photographs and audio recordings, semistructured interviews with the five pedagogues, from the aforementioned campus. The research had a qualitative approach, which made possible the analysis of the collected material with a view to understanding the proposed object. To do so, we use Content Analysis as a method for organizing and interpreting the data. In this sense, he found that collective work and collaborative learning in the workplace itself is one of the factors that can contribute to the professional and personal development of the subject. These meetings served as a stimulating element of change, which helped professionals (researcher and research subjects) to rethink and re-signify their practices through study, research, collective and collective work, and critical and systematized, awakening in them the desire for change and the need for lifelong learning. Based on this training experience developed with the group and the results generated by the evaluative questionnaire, the product of the research was entitled "Continuing education of pedagogues to support teaching in Professional and Technological Education".
Palavras-chave: Desenvolvimento profissional
Formação Continuada
Educação Profissional e Tecnológica
Pedagogo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citação: PINHEIRO, Luciene de Almeida Barros. O desenvolvimento profissional de pedagogos da Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Acre: contribuições de uma proposta formativa em ação. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/358
Data do documento: 12-Abr-2018
Aparece nas coleções:MPET-Dissertações



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.