Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/358
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Souza, Ana Cláudia Ribeiro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7472602272780097pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Damasceno, Ednaceli Abreu-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1609207614563309pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Ana Cláudia Ribeiro de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7472602272780097pt_BR
dc.contributor.referee2Azevedo, Rosa Oliveira Marins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3056605003492861pt_BR
dc.contributor.referee3Ribeiro, Josina Maria Pontes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7550278243707140pt_BR
dc.creatorPinheiro, Luciene de Almeida Barros-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3482338152744079pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-04T01:11:03Z-
dc.date.available2019-12-04-
dc.date.available2019-12-04T01:11:03Z-
dc.date.issued2018-04-12-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Luciene de Almeida Barros. O desenvolvimento profissional de pedagogos da Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Acre: contribuições de uma proposta formativa em ação. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/358-
dc.description.abstractThis research addresses questions related to the analysis of the research line: Teacher training processes for the technological teaching of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas and had as objective to analyze in which aspects the participation in a process of elaboration of a proposal for the Continuing education for teachers of Vocational and Technological Education contributes to the professional development of pedagogues at the Rio Branco campus of the Federal Institute of Acre. The research was carried out in the period from August to September of 2017, in the evening shift. The fundamentals of the methodology were subsidized by Research-Action, consolidated from an Action Plan, consisting of four phases: diagnosis, elaboration, execution and evaluation. We used as instrument for data collection: application of diagnostic questionnaires and evaluative questionnaire; notes in the field diary and the realization of five formative meetings recorded through photographs and audio recordings, semistructured interviews with the five pedagogues, from the aforementioned campus. The research had a qualitative approach, which made possible the analysis of the collected material with a view to understanding the proposed object. To do so, we use Content Analysis as a method for organizing and interpreting the data. In this sense, he found that collective work and collaborative learning in the workplace itself is one of the factors that can contribute to the professional and personal development of the subject. These meetings served as a stimulating element of change, which helped professionals (researcher and research subjects) to rethink and re-signify their practices through study, research, collective and collective work, and critical and systematized, awakening in them the desire for change and the need for lifelong learning. Based on this training experience developed with the group and the results generated by the evaluative questionnaire, the product of the research was entitled "Continuing education of pedagogues to support teaching in Professional and Technological Education".pt_BR
dc.description.resumoEsta investigação aborda questões referentes às análises da linha de pesquisa: Processos formativos de professores para o ensino tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas e teve por objetivo analisar em que aspectos a participação num processo de elaboração de uma proposta para a formação continuada para docentes da Educação Profissional e Tecnológica contribui para o desenvolvimento profissional dos pedagogos do campus Rio Branco, do Instituto Federal do Acre. A pesquisa foi realizada no período de agosto a setembro de 2017, no turno vespertino. Os fundamentos do percurso metodológico foram subsidiados pela Pesquisa-Ação, consolidada a partir de um Plano de Ação, constituído de quatro fases: diagnóstico, elaboração, execução e avaliação. Utilizamos como instrumento para coleta dos dados: aplicação de questionários diagnósticos e questionário avaliativo; anotações no diário de campo e a realização de cinco encontros formativos registrados por meio de fotografias e gravações de áudio, entrevistas semiestruturadas com os cinco pedagogos, do campus acima mencionado. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, que possibilitou análise do material coletado com vistas a compreender o objeto proposto. Para tanto, utilizamos a Análise de Conteúdo como método para organização e interpretação dos dados. Nesse sentido, constatou que o trabalho coletivo e aprendizagem colaborativa no próprio ambiente de trabalho é um dos fatores que pode contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal do sujeito. A realização desses encontros serviu como um elemento estimulador de mudança, o qual ajudou os profissionais (pesquisador e sujeitos participantes da pesquisa) a repensarem e ressignificarem suas práticas por meio do estudo, da pesquisa, do trabalho coletivo e compartilhado, e da reflexão crítica e sistematizada, despertando neles o desejo de mudança e a necessidade de uma aprendizagem permanente. A partir dessa experiência formativa desenvolvida com o grupo e dos resultados gerados pelo questionário avaliativo, chegou-se ao produto da pesquisa com o título “Formação continuada de pedagogos para apoio à docência na Educação Profissional e Tecnológica”.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2019-12-04T01:11:03Z No. of bitstreams: 1 O desenvolvimento profissional de pedagogos da Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Acre-contribuições de uma proposta formativa em ação.pdf: 3083905 bytes, checksum: f4d22e01ac26b7edd4a62a68037a7c05 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-04T01:11:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O desenvolvimento profissional de pedagogos da Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Acre-contribuições de uma proposta formativa em ação.pdf: 3083905 bytes, checksum: f4d22e01ac26b7edd4a62a68037a7c05 (MD5) Previous issue date: 2018-04-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subjectFormação Continuadapt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectPedagogopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleO desenvolvimento profissional de pedagogos da Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Acre: contribuições de uma proposta formativa em açãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:MPET-Dissertações



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.