Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/351
Tipo: Outro
Título: Música como estratégia de ensino das questões ambientais
Título(s) alternativo(s): Music as a teaching strategy for environmental questions
Autor(es): Teixeira, Janio Carlos Ramos
Paes, Lucilene da Silva
Primeiro Orientador: Paes, Lucilene da Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Marques, Jean Dalmo de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Paes, Lucilene da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.referee3: Bührnheim, Cristina Motta
Resumo: Com o objetivo de contribuir para a formação cidadã a partir da vivência escolar, são necessárias mudanças de atitudes que possibilitem o envolvimento de todos, escola e sociedade, alicerçados no contexto científico e tecnológico que tornem o processo de transmissão e assimilação do conhecimento diferenciado, apoiado em explorações procedimentais vindouras a um novo olhar formativo. O ensino de Botânica é um dos ramos da Biologia que possibilita a compreensão da biodiversidade e da preservação do planeta. O estudo dos vegetais constitui uma das mais antigas ciências aplicadas pela humanidade, caminha com um paradigma em relação a sua aplicabilidade e, em suas abordagens teórico/metodológico em sala de aula, ocasionando desinteresse por parte dos discentes, em virtude da falta de contextualização e das atividades práticas necessárias para a compreensão da importância dos vegetais para o meio ambiente. Diante deste contexto, este trabalho apresenta alternativas didáticas em forma de repertório musical a ser elaborada a partir das atividades envolvendo aulas teóricas sobre: noções de botânica necessárias à compressão do meio ambiente, além de abordagem sobre o envolvimento dos alunos com música através de orientações dos elementos da música (harmonia, melodia e ritmo), apreciação e manuseio de instrumentos musicais. O material aqui apresentado é direcionado ao uso de professores de Biologia e Música, o que por sua vez, também pode ser trabalhado com alunos que tocam algum instrumento musical ou cantam para que enfim, todos possam ser inseridos nas atividades com base nos processos aqui descritos.
Abstract: With the aim of contributing to the citizenship formation from the school experience, changes of attitudes are necessary that allow the involvement of all, school and society, based on the scientific and technological context that make the process of transmission and assimilation of knowledge differentiated, supported in procedural explorations to come to a new formative look. The teaching of Botany is of the branches of biology that enables the understanding of biodiversity and the preservation of the planet. The study of vegetables constitutes one of the oldest sciences applied by humanity, walks with a paradigm in relation to its applicability and, in its theoretical/methodological approaches in the classroom, causing disinterest on the part of the students, due to the lack of contextualization and of the practical activities necessary to understand the importance of vegetables to the environment. Based on this context, this work presents didactic alternatives in the form of a musical repertoire to be elaborated from the activities involving theoretical classes on themes such as: botanical notions necessary to the compression of the environment, as well as an approach on the involvement of students with music through the orientations of elements of music (harmony, melody and rhythm), appreciation and manipulation of musical instruments. The material presented here is directed to the use of Biology and Music teachers, which in turn, can also be worked with students who play some musical instrument or sing so that, finally, everyone can be inserted in the activities based on the processes described here.
Palavras-chave: Música - Recurso didático
Ensino de botânica
Educação ambiental
Formação cidadã
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citação: TEIXEIRA, Janio Carlos Ramos; PAES, Lucilene da Silva. Música como estratégia de ensino das questões ambientais. 2018. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/351
Data do documento: 28-Mar-2018
Aparece nas coleções:MPET - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Música como estratégia de ensino das questões ambientais.pdfProduto educacional2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.