Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/334
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Design thinking na elaboração de um produto educacional: roteiro de aprendizagem – estruturação e orientações
metadata.dc.creator: Farias, Marcella Sarah Filgueiras de
metadata.dc.contributor.advisor1: Mendonça, Andréa Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Mendonça, Andréa Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Cabral, Cinara Calvi Anic
metadata.dc.contributor.referee3: Pacheco, Almir de Souza
metadata.dc.description.resumo: Estudo dirigido é uma técnica que se utiliza de roteiros de aprendizagem para orientar os estudantes na condução autônoma de sua aprendizagem. Embora a literatura trate sobre estudo dirigido, identificamos uma escassez sobre orientações para a elaboração e aplicação de roteiros de aprendizagem. Esta observação nos levou ao objetivo desta pesquisa, que elementos podem ser utilizados para compor orientações específicas que auxiliem professores na elaboração de roteiros de aprendizagem para seus alunos?. Tendo em vista a problemática em questão, utilizamos Design Thinking como percurso metodológico para elaborar um produto educacional que por finalidade indica uma estrutura de roteiro de aprendizagem e orientações para sua aplicação por professores em seu contexto de ensino. Este produto foi materializado em um site, um template de um roteiro de aprendizagem, um material de orientações para download e vídeos complementares de suporte. Pela própria natureza do percurso adotado (iterativo, interativo e incremental), foi realizado dois ciclos de aplicação do DT para chegarmos aos resultados da pesquisa e no desenvolvimento dos produtos mencionados. Os resultados desta pesquisa colaboram para o incremento da literatura sobre estudo dirigido na medida em que produziu um material teórico-prático para auxiliar nosso público-alvo, professores do ensino básico, médio, superior e (Educação de Jovens e Adultos) na elaboração e aplicação de roteiros de aprendizagem. Além disso, a materialização do produto educacional em diferentes mídias melhora o acesso dos professores e a aprendizagem autônoma.
Abstract: Directed study is a technique that uses learning scripts to guide students in autonomously conducting their learning. Although the literature deals with directed study, we identified a lack of guidelines for the elaboration and application of learning scripts. This observation led us to the objective of this research, which elements can be used to compose specific orientations that help teachers to elaborate learning scripts for their students ?. In view of the problem in question, we use Design Thinking as a methodological path to develop an educational product that aims to indicate a structure of learning script and guidelines for its application by teachers in their teaching context. This product was materialized on a website, a learning script template, downloadable guidance material, and supplemental support videos. Due to the very nature of the adopted path (iterative, interactive and incremental), two DT application cycles were performed to reach the results of the research and development of the mentioned products. The results of this research contribute to the increase of the literature on directed study as it produced a theoretical and practical material to assist our target audience, teachers of elementary, high school and (Youth and Adult Education) in the elaboration and application. of learning scripts. In addition, materializing the educational product across different media improves teacher access and autonomous learning.
Keywords: Estudo dirigido
Roteiro de aprendizagem
Design thinking
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Citation: FARIAS, Marcella Sarah Filgueiras de. Design thinking na elaboração de um produto educacional: roteiro de aprendizagem – estruturação e orientações. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/334
Issue Date: 2-Jul-2019
Appears in Collections:MPET-Dissertações



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.