Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/334
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mendonça, Andréa Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0938462047218130pt_BR
dc.contributor.referee1Mendonça, Andréa Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0938462047218130pt_BR
dc.contributor.referee2Anic, Cinara Calvi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1702387634067240pt_BR
dc.contributor.referee3Pacheco, Almir de Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9497811380342629pt_BR
dc.creatorFarias, Marcella Sarah Filgueiras de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7138080439482364pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-20T00:04:41Z-
dc.date.available2019-11-20-
dc.date.available2019-11-20T00:04:41Z-
dc.date.issued2019-07-02-
dc.identifier.citationFARIAS, Marcella Sarah Filgueiras de. Design thinking na elaboração de um produto educacional: roteiro de aprendizagem – estruturação e orientações. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/334-
dc.description.abstractDirected study is a technique that uses learning scripts to guide students in autonomously conducting their learning. Although the literature deals with directed study, we identified a lack of guidelines for the elaboration and application of learning scripts. This observation led us to the objective of this research, which elements can be used to compose specific orientations that help teachers to elaborate learning scripts for their students ?. In view of the problem in question, we use Design Thinking as a methodological path to develop an educational product that aims to indicate a structure of learning script and guidelines for its application by teachers in their teaching context. This product was materialized on a website, a learning script template, downloadable guidance material, and supplemental support videos. Due to the very nature of the adopted path (iterative, interactive and incremental), two DT application cycles were performed to reach the results of the research and development of the mentioned products. The results of this research contribute to the increase of the literature on directed study as it produced a theoretical and practical material to assist our target audience, teachers of elementary, high school and (Youth and Adult Education) in the elaboration and application. of learning scripts. In addition, materializing the educational product across different media improves teacher access and autonomous learning.pt_BR
dc.description.resumoEstudo dirigido é uma técnica que se utiliza de roteiros de aprendizagem para orientar os estudantes na condução autônoma de sua aprendizagem. Embora a literatura trate sobre estudo dirigido, identificamos uma escassez sobre orientações para a elaboração e aplicação de roteiros de aprendizagem. Esta observação nos levou ao objetivo desta pesquisa, que elementos podem ser utilizados para compor orientações específicas que auxiliem professores na elaboração de roteiros de aprendizagem para seus alunos?. Tendo em vista a problemática em questão, utilizamos Design Thinking como percurso metodológico para elaborar um produto educacional que por finalidade indica uma estrutura de roteiro de aprendizagem e orientações para sua aplicação por professores em seu contexto de ensino. Este produto foi materializado em um site, um template de um roteiro de aprendizagem, um material de orientações para download e vídeos complementares de suporte. Pela própria natureza do percurso adotado (iterativo, interativo e incremental), foi realizado dois ciclos de aplicação do DT para chegarmos aos resultados da pesquisa e no desenvolvimento dos produtos mencionados. Os resultados desta pesquisa colaboram para o incremento da literatura sobre estudo dirigido na medida em que produziu um material teórico-prático para auxiliar nosso público-alvo, professores do ensino básico, médio, superior e (Educação de Jovens e Adultos) na elaboração e aplicação de roteiros de aprendizagem. Além disso, a materialização do produto educacional em diferentes mídias melhora o acesso dos professores e a aprendizagem autônoma.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2019-11-20T00:04:41Z No. of bitstreams: 1 Design thinking na elaboração de um produto educacional-roteiro de aprendizagem-estruturação e orientação.pdf: 7032108 bytes, checksum: 213ce45cb6aadd0ca876e15805b74bda (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-20T00:04:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Design thinking na elaboração de um produto educacional-roteiro de aprendizagem-estruturação e orientação.pdf: 7032108 bytes, checksum: 213ce45cb6aadd0ca876e15805b74bda (MD5) Previous issue date: 2019-07-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudo dirigidopt_BR
dc.subjectRoteiro de aprendizagempt_BR
dc.subjectDesign thinkingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleDesign thinking na elaboração de um produto educacional: roteiro de aprendizagem – estruturação e orientaçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:MPET-Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Design thinking na elaboração de um produto educacional-roteiro de aprendizagem-estruturação e orientação.pdfDissertação6,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.