Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/320
Tipo: | Outro |
Título: | Manual de criação de portfólio digital |
Título(s) alternativo(s): | Handbook of creation of digital portfolio |
Autor(es): | Oliveira, Erinaldo Silva Nascimento-e-Silva, Daniel |
Primeiro Orientador: | Nascimento-e-Silva, Daniel |
metadata.dc.contributor.referee1: | Nascimento-e-Silva, Daniel |
metadata.dc.contributor.referee2: | Anglada-Rivera, José |
metadata.dc.contributor.referee3: | Silva, Jonas Gomes da |
Resumo: | Este Manual é produto da dissertação de mestrado “Criação de um portfólio de cursos de extensão para o Campus Itaituba da Universidade Federal do Oeste do Pará”. O produto é uma ferramenta voltada à construção de um específico produto educativo, o portfólio digital, o qual trata-se de meio de demonstração e comprovação de aprendizados e reflexões ocorridas durante determinado processo ou período investigativo. Sendo também um recurso educativo que permite a comunicação de forma inovadora e diferenciada. A intenção é propor um processo de ensino-aprendizagem em que o aluno seja entendido como sujeito ativo, estimulado a construir sua própria aprendizagem e seu percurso de investigação ou conhecimento de forma criativa e coletiva, aprendendo de maneira autônoma e participativa. Dessa maneira, o objetivo é demonstrar um processo de ensino e aprendizagem que permita ao aluno desenvolver novos conhecimentos, identificando novas descobertas em um processo educativo compartilhado, ativo, construtivo e em multiplicidade, demonstrando aprendizados e reflexões materializados em um produto educativo construído através de um método científico e tecnológico (NASCIMENTO-E-SILVA, 2018). A pesquisa identificou que os portfólios podem ser elaborados para os mais variados propósitos, com isso se apresenta uma proposta de ensino-aprendizagem que visa direcionar ao uso produtivo de tecnologias digitais, desenvolvendo a prática reflexiva em um método moderno de ensino, com o intuito de gerar diversas competências, como a habilidade de trabalho em conjunto, criatividade, iniciativa, tomada de decisão e capacidade empreendedora, competências essas extremamente necessárias na sociedade tecnológica e no mundo do trabalho atual. |
Abstract: | This handbook is a product of the master dissertation “Creation of a portfolio of extension courses for the Itaituba Campus of the Federal University of the West of Pará". The product is a tool aimed at the construction of a specific educational product, the digital portfolio, which is a means of demonstrating and proving learning and reflections during a given process or investigative period. It is also an educational resource that allows communication in an innovative and differentiated way. The intention is to propose a teaching-learning process in which the student is understood as an active subject, stimulated to construct his own learning and his research or knowledge course in a creative and collective way, learning in an autonomous and participative way. In this way, the objective is to demonstrate a teaching and learning process that allows the student to develop new knowledge, identifying new discoveries in a shared educational process, active, constructive and multiplicity, demonstrating learning and reflections materialized in an educational product built through a scientific and technological method (NASCIMENTO-E-SILVA, 2018). The research identified that the portfolios can be elaborated for the most varied purposes, with which a teaching-learning proposal is presented that aims to direct to the productive use of digital technologies, developing the reflexive practice in a modern method of teaching, with the intention of generate diverse skills, such as the ability to work together, creativity, initiative, decision making and entrepreneurial skills, skills that are extremely necessary in today's technological society and the world of work. |
Palavras-chave: | Portfólio digital Recurso educativo. Tecnologias digitais Educação Profissional e Tecnológica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
Citação: | OLIVEIRA, Erinaldo Silva; NASCIMENTO-E-SILVA, Daniel. Manual de criação de portfólio digital. 2019. Produto educacional (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/320 |
Data do documento: | 15-Mai-2019 |
Aparece nas coleções: | PROFEPT - Produto educacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Manual de criação de portfólio digital_Erinaldo Silva Oliveira_2019.pdf | Produto educacional_PROFEPT_IFAM Campus Manaus Centro | 1,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.