Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/320
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Nascimento-e-Silva, Daniel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7097994013984431pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento-e-Silva, Daniel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7097994013984431pt_BR
dc.contributor.referee2Anglada-Rivera, José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5724564590431920pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Jonas Gomes da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4264092409766582pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/305pt_BR
dc.creatorOliveira, Erinaldo Silva-
dc.creatorNascimento-e-Silva, Daniel-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6648701953953653pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-16T23:10:26Z-
dc.date.available2019-10-17-
dc.date.available2019-10-16T23:10:26Z-
dc.date.issued2019-05-15-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Erinaldo Silva; NASCIMENTO-E-SILVA, Daniel. Manual de criação de portfólio digital. 2019. Produto educacional (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/320-
dc.description.abstractThis handbook is a product of the master dissertation “Creation of a portfolio of extension courses for the Itaituba Campus of the Federal University of the West of Pará". The product is a tool aimed at the construction of a specific educational product, the digital portfolio, which is a means of demonstrating and proving learning and reflections during a given process or investigative period. It is also an educational resource that allows communication in an innovative and differentiated way. The intention is to propose a teaching-learning process in which the student is understood as an active subject, stimulated to construct his own learning and his research or knowledge course in a creative and collective way, learning in an autonomous and participative way. In this way, the objective is to demonstrate a teaching and learning process that allows the student to develop new knowledge, identifying new discoveries in a shared educational process, active, constructive and multiplicity, demonstrating learning and reflections materialized in an educational product built through a scientific and technological method (NASCIMENTO-E-SILVA, 2018). The research identified that the portfolios can be elaborated for the most varied purposes, with which a teaching-learning proposal is presented that aims to direct to the productive use of digital technologies, developing the reflexive practice in a modern method of teaching, with the intention of generate diverse skills, such as the ability to work together, creativity, initiative, decision making and entrepreneurial skills, skills that are extremely necessary in today's technological society and the world of work.pt_BR
dc.description.resumoEste Manual é produto da dissertação de mestrado “Criação de um portfólio de cursos de extensão para o Campus Itaituba da Universidade Federal do Oeste do Pará”. O produto é uma ferramenta voltada à construção de um específico produto educativo, o portfólio digital, o qual trata-se de meio de demonstração e comprovação de aprendizados e reflexões ocorridas durante determinado processo ou período investigativo. Sendo também um recurso educativo que permite a comunicação de forma inovadora e diferenciada. A intenção é propor um processo de ensino-aprendizagem em que o aluno seja entendido como sujeito ativo, estimulado a construir sua própria aprendizagem e seu percurso de investigação ou conhecimento de forma criativa e coletiva, aprendendo de maneira autônoma e participativa. Dessa maneira, o objetivo é demonstrar um processo de ensino e aprendizagem que permita ao aluno desenvolver novos conhecimentos, identificando novas descobertas em um processo educativo compartilhado, ativo, construtivo e em multiplicidade, demonstrando aprendizados e reflexões materializados em um produto educativo construído através de um método científico e tecnológico (NASCIMENTO-E-SILVA, 2018). A pesquisa identificou que os portfólios podem ser elaborados para os mais variados propósitos, com isso se apresenta uma proposta de ensino-aprendizagem que visa direcionar ao uso produtivo de tecnologias digitais, desenvolvendo a prática reflexiva em um método moderno de ensino, com o intuito de gerar diversas competências, como a habilidade de trabalho em conjunto, criatividade, iniciativa, tomada de decisão e capacidade empreendedora, competências essas extremamente necessárias na sociedade tecnológica e no mundo do trabalho atual.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2019-10-16T23:10:26Z No. of bitstreams: 1 Manual de criação de portfólio digital.pdf: 1466745 bytes, checksum: 548e322cbaf51b1192b97f1a7ec567d1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-16T23:10:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Manual de criação de portfólio digital.pdf: 1466745 bytes, checksum: 548e322cbaf51b1192b97f1a7ec567d1 (MD5) Previous issue date: 2019-05-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPortfólio digitalpt_BR
dc.subjectRecurso educativo.pt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleManual de criação de portfólio digitalpt_BR
dc.title.alternativeHandbook of creation of digital portfoliopt_BR
dc.typeProdutospt_BR
Appears in Collections:PROFEPT - Produto educacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Manual de criação de portfólio digital.pdfProduto educacional1,43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.