Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/320
metadata.dc.type: Produtos
Title: Manual de criação de portfólio digital
Other Titles: Handbook of creation of digital portfolio
metadata.dc.creator: Oliveira, Erinaldo Silva
Nascimento-e-Silva, Daniel
metadata.dc.contributor.advisor1: Nascimento-e-Silva, Daniel
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento-e-Silva, Daniel
metadata.dc.contributor.referee2: Anglada-Rivera, José
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Jonas Gomes da
metadata.dc.description.resumo: Este Manual é produto da dissertação de mestrado “Criação de um portfólio de cursos de extensão para o Campus Itaituba da Universidade Federal do Oeste do Pará”. O produto é uma ferramenta voltada à construção de um específico produto educativo, o portfólio digital, o qual trata-se de meio de demonstração e comprovação de aprendizados e reflexões ocorridas durante determinado processo ou período investigativo. Sendo também um recurso educativo que permite a comunicação de forma inovadora e diferenciada. A intenção é propor um processo de ensino-aprendizagem em que o aluno seja entendido como sujeito ativo, estimulado a construir sua própria aprendizagem e seu percurso de investigação ou conhecimento de forma criativa e coletiva, aprendendo de maneira autônoma e participativa. Dessa maneira, o objetivo é demonstrar um processo de ensino e aprendizagem que permita ao aluno desenvolver novos conhecimentos, identificando novas descobertas em um processo educativo compartilhado, ativo, construtivo e em multiplicidade, demonstrando aprendizados e reflexões materializados em um produto educativo construído através de um método científico e tecnológico (NASCIMENTO-E-SILVA, 2018). A pesquisa identificou que os portfólios podem ser elaborados para os mais variados propósitos, com isso se apresenta uma proposta de ensino-aprendizagem que visa direcionar ao uso produtivo de tecnologias digitais, desenvolvendo a prática reflexiva em um método moderno de ensino, com o intuito de gerar diversas competências, como a habilidade de trabalho em conjunto, criatividade, iniciativa, tomada de decisão e capacidade empreendedora, competências essas extremamente necessárias na sociedade tecnológica e no mundo do trabalho atual.
Abstract: This handbook is a product of the master dissertation “Creation of a portfolio of extension courses for the Itaituba Campus of the Federal University of the West of Pará". The product is a tool aimed at the construction of a specific educational product, the digital portfolio, which is a means of demonstrating and proving learning and reflections during a given process or investigative period. It is also an educational resource that allows communication in an innovative and differentiated way. The intention is to propose a teaching-learning process in which the student is understood as an active subject, stimulated to construct his own learning and his research or knowledge course in a creative and collective way, learning in an autonomous and participative way. In this way, the objective is to demonstrate a teaching and learning process that allows the student to develop new knowledge, identifying new discoveries in a shared educational process, active, constructive and multiplicity, demonstrating learning and reflections materialized in an educational product built through a scientific and technological method (NASCIMENTO-E-SILVA, 2018). The research identified that the portfolios can be elaborated for the most varied purposes, with which a teaching-learning proposal is presented that aims to direct to the productive use of digital technologies, developing the reflexive practice in a modern method of teaching, with the intention of generate diverse skills, such as the ability to work together, creativity, initiative, decision making and entrepreneurial skills, skills that are extremely necessary in today's technological society and the world of work.
Keywords: Portfólio digital
Recurso educativo.
Tecnologias digitais
Educação Profissional e Tecnológica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citation: OLIVEIRA, Erinaldo Silva; NASCIMENTO-E-SILVA, Daniel. Manual de criação de portfólio digital. 2019. Produto educacional (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/320
Issue Date: 15-May-2019
Appears in Collections:PROFEPT - Produto educacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Manual de criação de portfólio digital.pdfProduto educacional1,43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.