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Tipo: Dissertação
Título: Estágio curricular e sua contribuição na construção da identidade profissional dos estudantes da Educação Técnica de Nível Médio
Autor(es): Silva, Rilda Simone Maia da
Primeiro Orientador: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee1: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Maria Francisca Morais de
metadata.dc.contributor.referee3: Falcão, Nádia Maciel
Resumo: O estágio curricular supervisionado constitui-se como um dos elementos do processo educativo e formativo nos cursos da educação profissional técnica de nível médio por integrar os saberes do trabalho, da ciência e da cultura. O estudo, como projeto da linha de pesquisa Gestão e Organização dos Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica, objetivou analisar o estágio curricular supervisionado na EPTNM e sua contribuição na construção da identidade profissional dos estudantes. Os estudos de Vasquez (2007), Buriolla (1999), Pimenta e Lima (2017), Zabalza (2014), Marx (1996; 2012), Antunes (2010), Netto e Braz (2004), Saviani (2006, 2007), Frigotto (2005), Ramos (2004, 2009), Dubar (2005, 2006), Hall (1998), Kaufmann (2004) fundamentaram a discussão teórica e metodológica. A investigação assume a abordagem qualitativa e envolveu os alunos do Curso Técnico em Agropecuária, o coordenador de integração de estágio e o professor orientador-supervisor da EETEPA Itaituba. A pesquisa documental e de campo com os instrumentos grupo focal e entrevista semiestruturada subsidiaram a geração dos dados. A análise de conteúdo (BARDIN, 2011) contribuiu na interpretação dos dados e na discussão dos resultados. Os resultados apontam que o estágio enquanto ato educativo e institucional favorece a imersão profissional e contribui para o processo de construção identitária dos estudantes, num movimento de autoconhecimento e ressignificação que lhes permite reconhecer ou projetar a sua identidade profissional. Também se desenvolveu um aplicativo para dispositivos móveis, denominado Meu Estágio, com o objetivo de auxiliar o processo formativo do estágio curricular supervisionado e a construção da identidade profissional dos estudantes. O estágio curricular supervisionado contribui para a construção da identidade profissional balizado pelo trabalho como princípio educativo.
Abstract: The supervised curriculum internship constitutes one of the elements of educative and formative process in the technical training college courses, because it allows students to integrate the work, the science and culture knowledge. The study, like proposition of Management and Organization of Pedagogical Spaces of Technical and Professional Education, was aimed to analyze the supervised curriculum internship at EPTNM and their contribution in students professional identity construction. The Vasques (2007), Buriolla (1999), Pimenta e Lima (2017), Zabalza (2014), Marx (1996, 2012), Antunes (2010), Netto e Braz (2004), Saviani (2006, 2007), Frigotto (2005), Ramos (2004, 2009), Dubar (2005, 2006, 2009, 2012), Hall (1998), Kaufmann (2004), studies to justify the methodological and theoretical discussion. The investigation assumes the qualitative approach and involved the farming technical course students; the internship and integration coordinator and the supervisor-advisor teacher of the Itaituba EETEPA. The documental and field research, with the focus group half structured interview have based the data acquisition. The content analysis (BARDIN, 2011) have contributed to the data interpretation and the results discussion. The results point that the internship like institutional and educative act favors the professional immersion and contribute to the students identity constructions process in self knowledge and resignify movement that allow to recognize or to plan their professional identity. Besides that, we developed a mobile application named “Meu Estágio”, aiming to help in formative process of supervised curriculum internship and to contribute to students professional identity construction. The supervised curriculum internship contributes to the professional identity construction marked by work as an educational principle.
Palavras-chave: Estágio curricular supervisionado.
Identidade profissional.
Educação profissional técnica de nível médio.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citação: SILVA, Rilda Simone Maia da. Estágio curricular e sua contribuição na construção da identidade profissional dos estudantes da Educação Técnica de Nível Médio. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/304
Data do documento: 6-Jun-2019
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