Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/303
Tipo: Dissertação
Título: Aprendizagem baseada em empreendedorismo: uma proposta para melhoria do ensino profissional técnico de nível médio no IFPA
Autor(es): Almeida, Fernanda Cardoso
Primeiro Orientador: Queiroz Neto, José Pinheiro de
metadata.dc.contributor.referee1: Queiroz Neto, José Pinheiro de
metadata.dc.contributor.referee2: Aquino, Soraya Farias
metadata.dc.contributor.referee3: Lasmar, Dimas José
Resumo: A presente pesquisa foi elaborada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT, e consiste na proposição de um modelo de método de ensino específico para a educação profissional técnica de nível médio, denominado Aprendizagem Baseada em Empreendedorismo - EBL. A fundamentação se referencia nos estudos de Cantillon (1755), Say (1986), McClelland (1987), Filion (1999), Schumpeter (1988; 1997), Saviani (1994), Dolabela (1999; 2003; 2006; 2008,), Dornelas (2001), Friedlaender (2004), Moura (2007), Chiavenato (2009), Coan (2011), Salusse e Andreassi (2016) e outros. A metodologia é baseada em pesquisa aplicada, quali-quantitativa, com utilização de método dialético, bibliográfico, documental e estudo de caso. Os instrumentos de coletas de dados utilizados foram dois questionários, um diagnóstico e outro prognóstico; ambos apresentaram dez questões abertas e fechadas, com base nas respostas dos quais foi realizada análise dos resultados. Os participantes da pesquisa foram duas turmas: uma de Ensino Médio na forma de oferta subsequente e outra da forma de oferta integrado, a primeira com 35 alunos e a segunda com 40 alunos; assim como dois professores que ministram componentes curriculares nessas turmas. Surgido da necessidade de intervenção em situação de evasão escolar ocorrida no local de pesquisa, o Campus Óbidos do Instituto Federal do Pará, o produto educacional é pautado em princípios de empreendedorismo, inspirado na estrutura de Aprendizagem Baseada em Projetos - PBL e nos conceitos de Aprendizagem Significativa de Ausubel. A ideia do produto propõe o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes empreendedoras nos alunos de educação profissional técnica de nível médio, de modo a torná-los ou aperfeiçoá-los nas capacidades de produção de seus meios de vida e de realização de seus projetos pessoais e profissionais, isto é, a proposta é que os alunos formados na perspectiva empreendedora tenham sucesso não somente dentro de suas áreas de atuação enquanto técnicos, mas em qualquer atividade que se proponham a realizar. Com essa premissa é proposto o método EBL, que consiste em protótipo constituído de seis categorias que progressivamente são capazes de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino através da ênfase ao comportamento empreendedor: missão, estratégia, processo, mentoria, protótipo e resultado. Após aplicação do produto, a análise dos resultados com mapeamento da evolução do desempenho acadêmico dos estudantes demonstra que a pesquisa cumpriu a finalidade para a qual foi concebida, obtendo resultados satisfatórios. Atualmente a pesquisa faz parte do Plano de Permanência e Êxito do IFPA - Campus Óbidos, e pretende contribuir para o combate à evasão e retenção, atuando para que os alunos tenham êxito em seus estudos. Além disso, a pesquisa e o produto educacional serão utilizados no IFPA - Campus Óbidos como referência para o trabalho com os itinerários formativos propostos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - DCNEM, através do eixo estruturador “Empreendedorismo”.
Abstract: This research was elaborated as parto f Post-Graduation Program in Professional and Technological Education - PROFEPT requerest, and consists in a proposal of a teaching method model for the professional technical education high school level, called Entrepreneurship Based Learning - EBL. The idea was referenced in Cantillon (1755), Say (1986), McClelland (1987), Filion (1999), Schumpeter (1988, 1997), Saviani (1994), Dolabela, Dornelas (2001), Friedlaender (2004), Moura (2007), Chiavenato (2009), Coan (2011), Salusse and Andreassi (2016) and others studies. The methodology is based on applied, qualitative and quantitative research, using a dialectical, bibliographic, documentary and case study method. The instruments of data collection used were two questionnaires, a diagnosis and another prognosis; both presented a total of tean open and closed questions, based on the responses of which the results analysis was performed. The research participants were from two classes: a subsequente way offer and an integrated way offer, both of them in a high school level. In the first one, we have 35 students and in the second one with 40 students; as well as two teachers who teach curricular components in these classes. Arising from the need to intervene in situations of school dropout at the research site, Óbidos Campus of the Federal Institute of Pará, the educational product is based on principles of entrepreneurship, inspired by the structure of Project Based Learning (PBL) and the concepts of Learning Significant of Ausubel. The product idea proposes the development of skills, abilities and entrepreneurial attitudes, in order to make them or to improve them in the capacities of production of their means of life and realization of their personal projects and professionals, that is, the proposal is that students graduated from an entrepreneurial perspective succeed not only in their areas of activity as technicians, but in any activity they intend to carry out. With this premise the EBL method is proposed, which consists of a prototype composed of six categories that are progressively able to contribute to the improvement of teaching quality through the emphasis on entrepreneurial behavior: mission, strategy, process, mentoring, prototype and outcome. After applying the product, the analysis of the results with an evolution mapping of the students academic performance shows that the research fulfilled the purpose for which it was conceived, obtaining satisfactory results. Currently the research is part of the Stay and Success Plan of the IFPA - Campus Óbidos, and aims to contribute to the reduce evasion and retention, acting for students to succeed in their studies. In addition, the research and educational product will be used in the IFPA - Óbidos Campus as a reference for working with the training itineraries proposed by the National Curriculum Guidelines for Higher Education - DCNEM, through the structuring axis "Entrepreneurship".
Palavras-chave: Empreendedorismo
Educação Empreendedora
Educação Profissional Técnica
Aprendizagem Baseada em Empreendedorismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citação: ALMEIDA, Fernanda Cardoso. Aprendizagem baseada em empreendedorismo: uma proposta para melhoria do ensino profissional técnico de nível médio no IFPA. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/303
Data do documento: 28-Jun-2019
Aparece nas coleções:PROFEPT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aprendizagem baseada em empreendedorismo-uma proposta para melhoria do ensino profissional técnico de nível médio no IFPA.pdfDissertação3,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.