Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/302
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Avaliação institucional interna na Educação Profissional Técnica de Nível Médio: instrumento de melhoria do ensino
metadata.dc.creator: Borges, Nieysila Simara da Silva Castro
metadata.dc.contributor.advisor1: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee1: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee2: Stefanuto, Vanderlei Antonio
metadata.dc.contributor.referee3: Falcão, Nádia Maciel
metadata.dc.description.resumo: A avaliação institucional interna constitui se processo relevante para as instituições analisarem suas práticas, aprenderem sobre si mesmas, identificarem potencialidades e fragilidades e aprimorar seus projetos pedagógicos. A pesquisa insere se na linha de pesquisa Gestão e Organização dos Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica e teve por objetivo construir uma proposta de avaliação institucional interna, para os cursos da educação profissional técnica de nível médio (EPTNM) no IFMA, Campus Grajaú, com vistas ao aperfeiçoamento das práticas de ensino e fortalecimento da formação humana integral. Durante o percurso metodológico, adotou se a abordagem qualitativa, a pesquisa participante como método e, a técnica de rodas de conversas. Participaram das rodas de conversas representantes dos segmentos docentes, discentes, técnico administrativos e pais/responsáveis. As rodas de conversas tencionavam discutir elementos teóricos e metodológicos para a estruturação de uma proposta de avaliação institucional interna que atenda às especificidades dos cursos técnicos de nível médio. O estudo possibilitou o entendimento da necessidade da participação dos atores da escola e sistematizou aporte teórico para fundamentar a avaliação institucional interna nos cursos EPTNM. O produto educacional desenvolvido na pesquisa indicou direcionamentos teóricos e metodológicos para implementação da avaliação institucional interna para os cursos de EPTNM com vistas ao autoconhecimento institucional e a melhoria do ensino. Espera se que a proposta possibilite um processo, participativo e formativo, de análise das práticas e forneça subsídios importantes para a tomada de decisão em torno da melhoria do ensino, no âmbito da educação profissional e tecnológica.
Abstract: The internal institutional evaluation constitutes a relevant process for the institutions to analyze them practices, to learn about themselves, to identify potentialities and fragilities and to improve them pedagogica l project. The research is part of the Management and Organization of Pedagogical Spaces in Professional and Technological Education and aimed to build a proposal for an internal institutional evaluation for the medium level technical professional educati on (EPTNM) courses at the IFMA Campus Grajaú, to improve of teaching practices and the strengthening of integral human formation. Duri ng the methodological course, had adopted the qualitative approach, participant research as a method and the technique of conversation group . Representatives of the teaching, student, techni cal administrative and parent/ guardian segments participated in the talks. The conversational group intended to discuss theoretical and methodological elements for the structuring of a p roposal of internal institutional evaluation that meets the specificities of the technical courses of average level. The study made possible the understanding of the need of the participation of the actors of the school and systematized theoretical contrib ution to support the internal institutional evaluation in the EPTNM courses. The educational product developed in the research indicated theoretical and methodological orientations for the implementation of the internal institutional evaluation for the cou rses of EP TNM with intent to the institutional self knowledge and the improvem ent of the teaching. It is hope that the proposal will allow a process, participative and formative, analysis of the practices and provide important subsidies for the decision ma king around the improvement of teaching, in the scope of professional and technological education.
Keywords: Avaliação Institucional Interna
EPTNM
Formação humana integral
Educação Técnica de Nível Médio
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citation: BORGES, Nieysila Simara da Silva Castro. Avaliação institucional interna na Educação Profissional Técnica de Nível Médio: instrumento de melhoria do ensino. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/302
Issue Date: 5-Jun-2019
Appears in Collections:PROFEPT - Dissertações



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.