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Tipo: Dissertação
Título: GameAlfa: jogo digital como recurso tecnológico para alunos em processo de alfabetização do segundo ano do ensino fundamental
Autor(es): Santos, Austonio Queiroz dos
Primeiro Orientador: Anglada-Rivera, José
metadata.dc.contributor.referee1: Anglada-Rivera, José
metadata.dc.contributor.referee2: COELHO, Iandra Maria Weirich S.
metadata.dc.contributor.referee3: Zayas, Fidel Guerrero
Resumo: Esta pesquisa investigou o uso de um game como recurso facilitador da alfabetização, por meio do desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica em alunos do segundo ano do ensino fundamental, em uma escola pública de Manaus. Durante o percurso metodológico, adotamos a abordagem qualitativa tendo a pesquisa-ação como método; as técnicas e instrumentos de coleta de dados utilizados foram a pesquisa bibliográfica, a observação participante e o questionário adaptado em formato de testes. Como principal recurso foi criado um game durante o percurso investigatório e aplicado junto à turma de alunos. Por meio da aplicação de um protótipo, foram coletadas as sugestões dos alunos e da professora da turma e aplicado novamente com as alterações sugeridas, buscando com isso um processo colaborativo de investigação e de criação do produto. Os resultados verificados foram satisfatórios, pois indicam o desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica na maioria dos alunos participantes da pesquisa, a partir do uso do GameAlfa como recurso tecnológico.
Abstract: This research investigated the use of a game as a facilitating resource of alphabetization, by the developing of phonologycal awereness skills in students od the second year of middle school, in a public school of Manaus. During the metodologycal path, we adopted the qualitative approach having the action-research as the method; the technics and the data collections instruments used were the bibliografic research, the participant observation and the questionary adapted in a test shape. As the main resource was created a game during the invetisgatory path and applied to the class of students. With the application of a prototype, were collected the suggestions of the students and the teacher and applied again with the suggested amendments, searching with this a collaborative process of investigation and of product criation. The results verified were satisfying, because shows the development of phonologycal awereness skills in most of the studentes participating on the research, stem from the use of GameAlfa as technologycal resource.
Palavras-chave: Games
Alfabetização
Habilidades de consciência fonológica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Citação: SANTOS, Austonio Queiroz dos. GameAlfa: jogo digital como recurso tecnológico para alunos em processo de alfabetização do segundo ano do ensino fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/300
Data do documento: 24-Abr-2018
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