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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Anglada-Rivera, José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5724564590431920pt_BR
dc.contributor.referee1Anglada-Rivera, José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5724564590431920pt_BR
dc.contributor.referee2COELHO, Iandra Maria Weirich S.-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4062149157525849pt_BR
dc.contributor.referee3Zayas, Fidel Guerrero-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9977494986476816pt_BR
dc.creatorSantos, Austonio Queiroz dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4054836689079650pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-14T01:06:08Z-
dc.date.available2019-09-16-
dc.date.available2019-09-14T01:06:08Z-
dc.date.issued2018-04-24-
dc.identifier.citationSANTOS, Austonio Queiroz dos. GameAlfa: jogo digital como recurso tecnológico para alunos em processo de alfabetização do segundo ano do ensino fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/300-
dc.description.abstractThis research investigated the use of a game as a facilitating resource of alphabetization, by the developing of phonologycal awereness skills in students od the second year of middle school, in a public school of Manaus. During the metodologycal path, we adopted the qualitative approach having the action-research as the method; the technics and the data collections instruments used were the bibliografic research, the participant observation and the questionary adapted in a test shape. As the main resource was created a game during the invetisgatory path and applied to the class of students. With the application of a prototype, were collected the suggestions of the students and the teacher and applied again with the suggested amendments, searching with this a collaborative process of investigation and of product criation. The results verified were satisfying, because shows the development of phonologycal awereness skills in most of the studentes participating on the research, stem from the use of GameAlfa as technologycal resource.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa investigou o uso de um game como recurso facilitador da alfabetização, por meio do desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica em alunos do segundo ano do ensino fundamental, em uma escola pública de Manaus. Durante o percurso metodológico, adotamos a abordagem qualitativa tendo a pesquisa-ação como método; as técnicas e instrumentos de coleta de dados utilizados foram a pesquisa bibliográfica, a observação participante e o questionário adaptado em formato de testes. Como principal recurso foi criado um game durante o percurso investigatório e aplicado junto à turma de alunos. Por meio da aplicação de um protótipo, foram coletadas as sugestões dos alunos e da professora da turma e aplicado novamente com as alterações sugeridas, buscando com isso um processo colaborativo de investigação e de criação do produto. Os resultados verificados foram satisfatórios, pois indicam o desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica na maioria dos alunos participantes da pesquisa, a partir do uso do GameAlfa como recurso tecnológico.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2019-09-14T01:06:08Z No. of bitstreams: 1 GameAlfa_jogo digital como recurso tecnológico para alunos em processo de alfabetização do segundo ano do ensino fundamental.pdf: 4156818 bytes, checksum: 21185f387916db212b0556a3728ce442 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-14T01:06:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GameAlfa_jogo digital como recurso tecnológico para alunos em processo de alfabetização do segundo ano do ensino fundamental.pdf: 4156818 bytes, checksum: 21185f387916db212b0556a3728ce442 (MD5) Previous issue date: 2018-04-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectHabilidades de consciência fonológicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleGameAlfa: jogo digital como recurso tecnológico para alunos em processo de alfabetização do segundo ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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