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Tipo: Produtos
Título: Proposta de modalidades didáticas para o curso de meio ambiente no ensino de botânica
Autor(es): Matos, Lana Barros de
Primeiro Orientador: Paes, Lucilene da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Paes, Lucilene da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Liberato, Maria Astrid Rocha
metadata.dc.contributor.referee3: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
Resumo: A proposta apresentada neste material tem por objetivo contribuir para o ensino de Botânica nos cursos técnicos de nível médio em Meio Ambiente do IFAM. Este material conta com os planejamentos das estratégias didáticas e recursos materiais que poderão ser utilizadas nas aulas que se relacionam aos conteúdos de Botânica no curso, podendo contribuir para um melhor aprendizado na área em questão. Os planos estão disponibilizados tanto aqui como no site que foi criado para divulgação deste trabalho. A sequência de modalidades didáticas contou com aula teórica, aula-oficina, utilização de recursos audio-visuais que são os vídeos e animações e a aplicação de um jogo de tabuleiro e digital contemplando conceitos da Botânica.O jogo aqui apresentado tem o objetivo, de ensinar e ao mesmo tempo proporcionar aos seus jogadores informações adicionais a respeito das características morfológicas de algumas espécies que são encontradas no jardim do IFAM-CMC, e as interações ecológicas que ocorrem em seu interior e que dela também dependem. A razão que nos impulsionou a construir tal recurso, repousa sobre a necessidade de trazer ao conteúdo, meios que atraiam os alunos para esse tipo de assunto, o que muitas vezes é tratado de maneira frequentemente teórica. “Os jogos didáticos são ferramentas para dinamizar a aula, e funcionam como um apoio pedagógico ao professor a fim de promover motivação, interação e participação dos alunos nas discussões. Tornando, assim, a sala de aula um ambiente prazeroso e atrativo [...]”. (ANTUNES, 1998, p. 35). Ainda ponderando sobre essa perspectiva, entendemos que essa é uma das inúmeras maneiras existentes que podem surtir efeitos positivos no ensino da temática escolhida. O material está disponibilizado em dois formatos. Um deles foi produzido sob a forma de um tabuleiro, pois a ideia é de que o material seja levado à sala de aula para que os alunos possam interagir com outros colegas. E o outro foi produzido no software Scracth, que possibilita uma outra ideia de jogo, o virtual. E nessa modalidade, o aluno poderá interagir com o computador na instituição ou em casa, dependendo do momento e da intenção do professor para com a turma em que ele estará atuando. Os vídeos abordam conceitos voltados à Dispersão de frutos e sementes, fotossíntese, polinização e Evolução das plantas terrestres.O jogo de tabuleiro consiste em um tabuleiro de lona de polietileno. Impresso nesse material podemos observar uma representação do jardim principal do IFAM, contendo algumas espécies vegetais que foram utilizadas na proposta. No tabuleiro, foram inseridas 22 casas, onde os jogadores poderão passar e responder a questões que serão apresentadas à medida em que forem avançando no jogo. Fazem parte do jogo bonecos de papel, que serão seus avatares, cartas contendo as características das espécies escolhidas, e através dessas perguntas o participante conhecerá mais a respeito delas e também que tipo de interação ecológica existe nesse ambiente. Neste material disponibizamos os planos, endereço dos vídeos, endereço do site, o tabuleiro, as cartas-perguntas, as cartas de bônus e ônus, as dicas, os avatares e as regras do jogo. Desejamos que esta proposta seja muito utilizada e que traga a você professor e aluno um bom aprendizado!
Abstract: he proposal presented in this material is intended to contribute to the teaching of botany in the middle level technical courses in the Environment of IFAM. This material counts on the planning of the didactic strategies and material resources that can be used in the classes that relate to the contents of Botany in the course, being able to contribute to a better learning in the area in question. The plans are available both here and on the website that was created to disseminate this work. The sequence of didactic modalities included theoretical classes, workshop classes, use of audio-visual resources that are the videos and animations and the application of a game of board and digital contemplating concepts of the Botany. The game presented here has the objective of teaching and at the same time providing its players with additional information regarding the morphological characteristics of some species that are found in the IFAM-CMC garden, and the ecological interactions that occur within and depend on it. The reason that led us to build such a resource rests on the need to bring to the content means that attract students to this kind of subject, which is often dealt with in a theoretical way. "The didactic games are tools to dynamize the class, and function as a pedagogical support to the teacher in order to promote students' motivation, interaction and participation in the discussions. Thus, making the classroom a pleasant and attractive environment [...] ". (ANTUNES, 1998, p.35). Still pondering this perspective, we understand that this is one of the innumerable ways that can have positive effects in teaching the chosen theme. The material is available in two formats. One of them was produced in the form of a board, because the idea is that the material is taken to the classroom so that the students can interact with other colleagues. And the other was produced in Scracth software, which enables another game idea, the virtual one. And in this modality, the student will be able to interact with the computer in the institution or at home, depending on the moment and intention of the teacher towards the group in which he will be acting. The videos cover concepts aimed at the dispersion of fruits and seeds, photosynthesis, pollination and evolution of terrestrial plants. The board game consists of a polyethylene canvas board. Printed on this material we can see a representation of IFAM's main garden, containing some plant species that were used in the proposal. On the board, 22 houses were inserted, where players can pass and answer questions that will be presented as they progress through the game. The paper dolls, which will be their avatars, cards containing the characteristics of the chosen species, will be part of the game, and through these questions the participant will learn more about them and also what kind of ecological interaction exists in that environment. In this material we provide the plans, address of the videos, website address, the board, the letters-questions, the bonus and burden letters, the tips, the avatars and the rules of the game. We hope that this proposal is widely used and that it brings you teacher and student a good learning!
Palavras-chave: Estratégias didáticas
Jogo educativo
Ensino médio
Vídeo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: IFAM
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/286
Data do documento: 2-Dez-2016
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