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Tipo: Produtos
Título: Programação com o scratch para aprender ciências: uma proposta para a formação de professores da educação básica
Autor(es): Rocha, Helen Regiane Pará
Primeiro Orientador: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.referee1: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.referee2: Rivera, José Anglada
metadata.dc.contributor.referee3: Lima, Eliane Batista de
Resumo: Esta proposta formativa, fruto de pesquisa de mestrado desenvolvida no âmbito da formação inicial de professores de Ciências do IFAM, tem como objetivo inserir na formação de professores da educação básica a vivência com a linguagem de programação visual Scratch, cuja aprendizagem consiste em emitir comandos a serem executados pelo computador, alinhados aos objetivos pedagógicos e metodológicos do ensino e aprendizagem de Ciências, visando à construção de saberes docentes. Está estruturada em três partes, além da apresentação e das considerações sobre a proposta, a saber: a primeira, apresenta a linguagem de programação visual Scratch; a segunda, trata de algumas considerações sobre a aprendizagem de programação na formação de professores; a terceira, expõe a metodologia de implementação das ações “programação com o Scratch para aprender Ciências. Por fim, apresenta as referências e elenca os apêndices, como apoio para o desenvolvimento das ações propostas. Espera-se que a proposta apresentada seja representativa para que professores possam vivenciar o uso da linguagem de programação visual Scratch, para construir saberes docentes e potencializar a aprendizagem de conteúdos de Ciências na educação básica, em uma perspectiva de construção do conhecimento.
Abstract: The educational proposal presented in this master degree research is aimed for supporting the primarly school teachers’ development through the use of the Scratch programming language, which can be mastered by learning how to send commands aligned with pedagogical and methodological goals in the teaching of sciences to be executed by a computer. In the end, learning how to send such commands will left primarly school teachers to acquire a new knowledge. Additionally, this research is composed by three parts as follows: 1) presentation about the Scratch visual programming language; 2) important considerations about how learning programming can impact in the teacher’s development; 3) explanation about the methodology for implementing actions by programming with Scratch to learn sciences. Last, but not least, this research lists allbibliographic references, as well as appendices and all supporting materials for the proposed actions. It is hoped that the proposal presented will be representative so that future teachers can experience the use of the visual programming language Scratch, to build teacher knowledge and to potentiate the learning of science contents in basic education, inside a perspective of knowledge construction.
Palavras-chave: Linguagem de programação visual Scratch
Formação de Professores
Saberes da docência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: IFAM
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/284
Data do documento: 30-Mar-2017
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