Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/284
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Azevedo, Rosa Oliveira Marins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3056605003492861pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Rosa Oliveira Marins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3056605003492861pt_BR
dc.contributor.referee2Anglada-Rivera, José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5724564590431920pt_BR
dc.contributor.referee3Lima, Eliane Batista de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3234592323714659pt_BR
dc.creatorRocha, Helen Regiane Pará-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0102599890699922pt_BR
dc.date.accessioned2018-10-25T22:05:55Z-
dc.date.available2018-10-25T22:05:55Z-
dc.date.issued2017-03-30-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/284-
dc.description.abstractThe educational proposal presented in this master degree research is aimed for supporting the primarly school teachers’ development through the use of the Scratch programming language, which can be mastered by learning how to send commands aligned with pedagogical and methodological goals in the teaching of sciences to be executed by a computer. In the end, learning how to send such commands will left primarly school teachers to acquire a new knowledge. Additionally, this research is composed by three parts as follows: 1) presentation about the Scratch visual programming language; 2) important considerations about how learning programming can impact in the teacher’s development; 3) explanation about the methodology for implementing actions by programming with Scratch to learn sciences. Last, but not least, this research lists allbibliographic references, as well as appendices and all supporting materials for the proposed actions. It is hoped that the proposal presented will be representative so that future teachers can experience the use of the visual programming language Scratch, to build teacher knowledge and to potentiate the learning of science contents in basic education, inside a perspective of knowledge construction.pt_BR
dc.description.resumoEsta proposta formativa, fruto de pesquisa de mestrado desenvolvida no âmbito da formação inicial de professores de Ciências do IFAM, tem como objetivo inserir na formação de professores da educação básica a vivência com a linguagem de programação visual Scratch, cuja aprendizagem consiste em emitir comandos a serem executados pelo computador, alinhados aos objetivos pedagógicos e metodológicos do ensino e aprendizagem de Ciências, visando à construção de saberes docentes. Está estruturada em três partes, além da apresentação e das considerações sobre a proposta, a saber: a primeira, apresenta a linguagem de programação visual Scratch; a segunda, trata de algumas considerações sobre a aprendizagem de programação na formação de professores; a terceira, expõe a metodologia de implementação das ações “programação com o Scratch para aprender Ciências. Por fim, apresenta as referências e elenca os apêndices, como apoio para o desenvolvimento das ações propostas. Espera-se que a proposta apresentada seja representativa para que professores possam vivenciar o uso da linguagem de programação visual Scratch, para construir saberes docentes e potencializar a aprendizagem de conteúdos de Ciências na educação básica, em uma perspectiva de construção do conhecimento.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Layde Queiroz (layde.queiroz@ifam.edu.br) on 2018-10-25T22:05:55Z No. of bitstreams: 1 Programação com o scratch para aprender ciências - uma proposta para a formação de professores da educação básica.pdf: 2846725 bytes, checksum: 90279146dae3f801fa39fca9fbe74f88 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-25T22:05:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Programação com o scratch para aprender ciências - uma proposta para a formação de professores da educação básica.pdf: 2846725 bytes, checksum: 90279146dae3f801fa39fca9fbe74f88 (MD5) Previous issue date: 2017-03-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguagem de programação visual Scratchpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectSaberes da docênciapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleProgramação com o scratch para aprender ciências: uma proposta para a formação de professores da educação básicapt_BR
dc.typeOutropt_BR
Aparece nas coleções:MPET - Produto educacional



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.