Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1737
Tipo: Dissertação
Título: Literatura amazonense no ensino médio integrado: uma proposta didática para a formação omnilateral
Autor(es): Jesus, Suelen Souza de
Primeiro Orientador: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee1: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Maria Francisca Morais de
metadata.dc.contributor.referee3: Nogueira, Jocélia Barbosa
Resumo: A pesquisa contribui para as discussões sobre o ensino da literatura amazonense no contexto do ensino médio integrado, com foco na formação omnilateral e na elaboração de uma proposta educativa para os docentes. A questão central que orientou o estudo foi: como construir um material didático que auxiliasse os docentes de Língua Portuguesa na abordagem da literatura amazonense, promovendo a formação omnilateral no ensino médio integrado (EMI)? O objetivo principal foi analisar o processo de ensino da literatura amazonense no ensino médio integrado no Instituto Federal do Amazonas (IFAM) - Campus Manaus Zona Leste (CMZL), tendo como público-alvo os docentes de Língua Portuguesa. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, adequada para o estudo do campo educacional, com coleta de dados por meio de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas e para avaliação do produto educacional utilizou questionário. A análise dos dados seguiu o enfoque interpretativo de Gunder (2000). Os resultados indicam a necessidade de inclusão da literatura amazonense como forma de fortalecimento da identidade amazônica bem como a ampliação do repertório literário e favorece o desenvolvimento integral, além de promover a valorização das produções locais. O produto educacional gerado consiste em material didático focado no ensino da literatura amazonense, visando fornecer suporte aos docentes.
Abstract: The research titled "Didactic Proposals for Teaching Amazonian Literature in the Integrated High School at the Manaus Zona Leste Campus of the Federal Institute of Amazonas" contributes to the discussions on teaching Amazonian literature within the context of integrated high school education, focusing on holistic education and the development of an educational proposal aimed at supporting teachers in this process. The central question that guided the study was: how to create didactic material that would assist Portuguese Language teachers in addressing Amazonian literature while promoting holistic education in Integrated High School (EMI)? The main objective was to investigate the process of teaching Amazonian literature in the 3rd-year Integrated High School classes at the Federal Institute of Amazonas (IFAM) - Manaus Zona Leste Campus (CMZL), targeting Portuguese Language teachers. The research adopted a qualitative approach, appropriate for educational field studies, with data collection through documentary research and semi structured interviews, using questionnaires before and after the application of the Educational Product at IFAM CMZL and IFAM Manaus Center Campus. The data analysis followed content analysis methodology (Bardin, 2011), with an interpretative focus (Gunder, 2000). The results indicate that including regional literature in the school curriculum strengthens students' Amazonian identity, broadens their literary repertoire, favors their comprehensive development, and promotes the appreciation of local productions. The Educational Product generated is a didactic material focused on teaching Amazonian literature, designed to provide support to teachers on topics covered in the entrance exams of public universities in Amazonas.
Palavras-chave: Ensino da Literatura amazonense
Ensino Médio Integrado
Formação omnilateral
Educação profissional técnica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citação: JESUS, Suelen Souza de. Literatura amazonense no ensino médio integrado: uma proposta didática para a formação omnilateral. 2025. 88 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1737
Data do documento: 31-Mar-2025
Aparece nas coleções:PROFEPT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Literatura amazonense no ensino médio integrado-uma proposta didática para a formação omnilateral_Suelen Souza de Jesus _2025.pdfDissertação_ProfEPT_IFAM Campus Manaus Centro2,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.