Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1715
Tipo: Dissertação
Título: Para além do laboratório: a biossegurança na formação humana integral dos discentes do curso Técnico de Segurança do Trabalho
Autor(es): Saraiva, Eduardo Ermino
Primeiro Orientador: Silva, Cirlande Cabral da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Cirlande Cabral da
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Maria Francisca Morais de
metadata.dc.contributor.referee3: Andrade, Jelmir Craveiro de
Resumo: O presente estudo, intitulado “Para além do laboratório: a biossegurança na Formação Humana Integral dos discentes do curso técnico de Segurança do Trabalho”, aborda o tema da biossegurança nos laboratórios de ensino, ambientes que apresentam múltiplos perigos, gerando diversos riscos ocupacionais. O objetivo geral desta dissertação é compreender a percepção dos acadêmicos do curso técnico de segurança do trabalho sobre a biossegurança nos laboratórios de ensino. A pesquisa, de abordagem qualitativa, incluiu, na coleta de dados, a pesquisa documental, entrevistas individuais semiestruturadas com 17 participantes (sendo 10 discentes, 4 docentes e 3 técnicos de segurança do trabalho), observação das entrevistas acompanhadas de registros em diário de campo e, como instrumento de análise dos dados, a Análise Textual Discursiva (ATD), visando compreender as percepções e experiências dos participantes sobre a biossegurança. A ATD possui, em seu âmago, as etapas de unitarização, categorização e metatexto. A unitarização consistiu na fragmentação dos textos, momento de “desmontagem textual”, visando as unidades de significado que responderiam aos objetivos da pesquisa. Nessa esteira, a investigação revelou um total de 103 unidades de significado, sendo 22 extraídas dos diários de campo e 81 das entrevistas. A categorização se configurou no estabelecimento das relações entre as unidades anteriormente fragmentadas, sendo elaboradas 8 categorias iniciais, 4 categorias intermediárias e 1 categoria final. A compreensão do todo, de forma renovada, emergente a partir de uma nova combinação dos elementos construídos foi denominada metatexto. Este sintetizou as interpretações, discutindo a importância de uma abordagem interdisciplinar capaz de articular teoria, prática e ética na formação dos técnicos de segurança do trabalho, promovendo o compromisso com a preservação da vida e do meio ambiente. A pesquisa destacou, ainda, a falta de aulas práticas e integração entre os departamentos, como desafios significativos, apontando para a necessidade de ações educativas que combinem vivências reais articuladas com a formação teórica. O Produto Educacional desenvolvido, uma cartilha interativa intitulada “Trilhando a Biossegurança para Além do Laboratório”, foi elaborada para ampliar a compreensão dos discentes do curso técnico de segurança do trabalho sobre a biossegurança. A cartilha incorporou vídeos, leituras complementares, situações hipotéticas sobre o mundo do trabalho para o público-alvo, cursos gratuitos para aperfeiçoamento profissional e quizzes, visando promover uma experiência de aprendizagem atraente e autônoma, alinhando teoria e prática em prol de uma formação profissional mais abrangente e crítica. A validação da cartilha ocorreu com 12 participantes, sendo 7 discentes, 3 técnicos de segurança do trabalho e 2 docentes, e foi amplamente aceita entre eles. Ao final desta trilha, descobriu-se que a formação dos técnicos de segurança do trabalho exige um processo educacional que articule, de forma integrada, a teoria e a prática, visto que a biossegurança, enquanto tema central desta dissertação, reafirma a importância de uma educação profissional que valorize o conhecimento teórico e prático, preparando os alunos para uma atuação crítica, reflexiva e comprometida com a sociedade. A cartilha desenvolvida se torna um primeiro passo. Entretanto, não possui a pretensão de resolver todos os desafios e problemáticas encontradas, aspirando a um esforço coletivo entre gestores, docentes, discentes e profissionais administrativos, que, juntos, podem construir um ambiente de trabalho mais seguro, ético e sustentável.
Abstract: This study, titled "Beyond the Laboratory: Biosafety in the Integral Human Formation of Technical Occupational Safety Students," addresses biosafety in teaching laboratories, environments with multiple hazards that pose various occupational risks. The primary objective of this dissertation is to understand the perceptions of technical occupational safety students regarding biosafety in teaching laboratories. This qualitative research employed multiple data collection methods, including document analysis, individual semi-structured interviews with 17 participants (10 students, 4 teachers, and 3 occupational safety technicians), observations recorded in a field diary, and Analysis Textual Discursive (ATD) as the data analysis instrument. ATD encompasses the stages of unitization, categorization, and metatext construction. Unitization involves text fragmentation to identify meaning units that address the research objectives, revealing 103 meaning units, with 22 derived from field diaries and 81 from interviews. Categorization establishes relationships among previously fragmented units, leading to the creation of eight initial categories, four intermediate categories, and one final category. The final stage, metatext construction, synthesized interpretations, emphasizing the importance of an interdisciplinary approach that integrates theory, practice, and ethics in training occupational safety technicians, fostering a commitment to preserving life and the environment. The research highlighted the lack of practical classes and departmental integration as significant challenges, underscoring the need for educational actions combining real-world experiences with theoretical training. The developed Educational Product, an interactive booklet titled "Exploring Biosafety Beyond the Laboratory," was designed to enhance students' understanding of biosafety, incorporating videos, complementary readings, hypothetical workplace scenarios, free professional development courses, and quizzes to provide an engaging and autonomous learning experience. The validation of the handbook involved 12 participants, comprising 7 students, 3 occupational safety technicians, and 2 professors, and was widely accepted among them. At the end of this process, we identified that the training of occupational safety technicians requires an educational approach that integrates theory and practice. Biosafety, as the central theme of this dissertation, reinforces the importance of professional education that values both theoretical and practical knowledge, preparing students for critical, reflective, and socially committed professional practices. The developed handbook represents an initial step but does not aim to solve all the challenges and issues identified. It aspires to foster a collective effort among managers, educators, students, and administrative professionals to collaboratively create a safer, ethical, and more sustainable work environment.
Palavras-chave: Biossegurança
Técnico de Segurança do Trabalho
Análise Textual Discursiva
Cartilha Interativa
Laboratório de Ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citação: SARAIVA, Eduardo Ermino. Para além do laboratório: a biossegurança na formação humana integral dos discentes do curso Técnico de Segurança do Trabalho. 2025. 164 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1715
Data do documento: 20-Mar-2025
Aparece nas coleções:PROFEPT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Para além do laboratório-a biossegurança na formação humana integral dos discentes do curso Técnico de Segurança do Trabalho_Eduardo Ermino Saraiva_2025..pdfDissertação_ProfEPT_IFAM Campus Manaus Centro13,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.