Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1714
Tipo: | Dissertação |
Título: | Aprendizagem baseada em projetos aliada ao software Geogebra no ensino de Geometria: formação de professores do curso Técnico em Agropecuária |
Autor(es): | Martins, Jandson Carlos de Lima |
Primeiro Orientador: | Frota, Vitor Bremgartner da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Frota, Vitor Bremgartner da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Cirlande Cabral da |
metadata.dc.contributor.referee3: | Menezes, Crediné Silva de |
Resumo: | O estudo proposto foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) e abordou aimportância das metodologias ativas aliada ao uso do software GeoGebra no ensino de Geometria. A pesquisa tem como objetivo principal propiciar uma formação de professores por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos, aliada ao uso do software GeoGebra, para melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Geometria nos Cursos Técnicos em Agropecuária. O lócus de pesquisa foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Itacoatiara. A população do estudo correspondeu aos professores do Curso Técnico em Agropecuária e de Matemática que trabalham com o uso da Geometria em suas disciplinas, totalizando um quadro geral de cinco docentes. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e quantitativa, também denominada pesquisa de métodos mistos. Os dados quantitativos permitiram mensurar as questões coletadas, ajudando a compreender a dimensão dos problemas. Já os dados qualitativos permitiram trabalhar com os fatores inerentes às relações humanas, possibilitando um olhar mais abrangente dos resultados analisados. Para a coleta de dados, foram utilizadas as técnicas envolvendo questionários e entrevistas, realizadas de forma presencial e online, por meio do Google Forms. Para o tratamento das informações coletadas, foi utilizada a análise de conteúdo, que tem grande relevância na pesquisa qualitativa, pois vai além dos significados e da simples leitura dos dados. Ela permite a manipulação de mensagens para evidenciar os indicadores que permitam inferir sobre outra realidade que não a da mensagem. Foi desenvolvido um Guia Didático com o objetivo de proporcionar aos docentes conhecimentos essenciais para a construção e aplicação de uma Sequência Didática, integrando Metodologias Ativas no ensino de Geometria. Neste trabalho, foi observada a importância da metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos e da interdisciplinaridade, possibilitando um ensino-aprendizagem mais significativo e trazendo resultados satisfatórios tanto para o professor, no seu papel de orientador, quando para o aluno, no desenvolvimento de diversas habilidades e ações que contribuíram para a construção do seu saber. Além disso, é importante ressaltar a utilização do software GeoGebra como um excelente recurso pedagógico, capaz de proporcionar uma aprendizagem instigante, concreta e investigativa, sendo uma ferramenta eficaz para visualização dos termos mais abstratos da Matemática. |
Abstract: | The proposed study was developed within the scope of the Professional Master's Program in Professional and Technological Education in the National Network (ProfEPT) and addressed the importance of active methodologies combined with the use of GeoGebra software in Geometry teaching. The main objective of the research is to provide teacher training through Project-Based Learning, combined with the use of GeoGebra software, to improve the teaching-learning process of Geometry in Technical Courses in Agriculture. The research locus was the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Amazonas – Itacoatiara Campus. The study population consisted of teachers from the Technical Course in Agriculture and Mathematics who work with Geometry in their subjects, totaling a general group of five teachers. This is an exploratory, applied research with both qualitative and quantitative approaches, also known as mixed-methods research. The quantitative data allowed for the measurement of the issues collected, helping to understand the scope of the problems. On the other hand, the qualitative data allowed for working with the factors inherent to human relationships, enabling a broader view of the analyzed results. For data collection, techniques involving questionnaires and interviews were used, conducted both in person and online through Google Forms. For the treatment of the collected information, content analysis was used, which is highly relevant in qualitative research as it goes beyond meanings and simple data reading. It allows for the manipulation of messages to highlight indicators that infer another reality beyond the message itself. A Didactic Guide was developed with the aim of providing teachers with essential knowledge for constructing and applying a Didactic Sequence, integrating Active Methodologies into Geometry teaching. In this work, the importance of the Project-Based Learning methodology and interdisciplinarity was observed, enabling a more meaningful teaching-learning process and bringing satisfactory results both for the teacher, in their role as a guide, and for the student, in the development of various skills and actions that contributed to the construction of their knowledge. Furthermore, it is important to highlight the use of GeoGebra software as an excellent pedagogical resource, capable of providing an engaging, concrete, and investigative learning experience, serving as an effective tool for visualizing the more abstract concepts in Mathematics. |
Palavras-chave: | Ensino da Geometria Capacitação de Professores GeoGebra Metodologias ativas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Centro |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) |
Citação: | MARTINS, Jandson Carlos de Lima. Aprendizagem baseada em projetos aliada ao software Geogebra no ensino de geometria: formação de professores do curso Técnico em Agropecuária. 2025. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1714 |
Data do documento: | 27-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | PROFEPT - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aprendizagem baseada em projetos aliada ao software Geogebra no ensino de geometria-formação de professores do curso Técnico em Agropecuária_Jandson Carlos de Lima Martins_2025.pdf | Dissertação_ProfEPT_IFAM Campus Manaus Centro | 2,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.