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Tipo: Dissertação
Título: Supercondutividade: uma sequência didática para introdução do tema no ensino médio e a percepção dos professores do município de Tabatinga - AM
Autor(es): Rocha, Reinaldo Carneiro
Primeiro Orientador: Silva, Márcio Gomes da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Márcio Gomes da
metadata.dc.contributor.referee2: Fonseca, Thiago Lobo
metadata.dc.contributor.referee3: Sousa, José Ricardo de
Resumo: Supercondutividade é o fenômeno caracterizado pela resistência elétrica zero e pela expulsão de camposmagnéticos que ocorre em certos materiais, quando esses se encontram abaixo de uma determinada temperatura. O fenômeno foi descoberto pelo físico alemão Heike Kamerlingh Onnes em 8 de abril de 1911, em Leiden. O estudo dos supercondutores é uma área em constante evolução e descoberta. Por se tratar de um tema bastante atual e instigante, faz-se necessária a introdução de conceitos sobre o tema. O presente trabalho visa criar um produto educacional por meio de uma sequência didática para ensino da supercondutividade aos discentes dos anos finais do ensino médio regular. Este estudo pretendeu ainda abordar e relacionar o conceito de supercondutividade com outros conceitos fundamentais da eletrodinâmica; aplicar o conceito de supercondutividade no contexto da Lei de Ohm, tornando -os acessíveis e compreensíveis para os estudantes durante suas aulas; e despertar o interesse e a curiosidade dos estudantes pela ciência e pela física. A metodologia adotada envolveu uma pesquisa bibliográfica qualitativa e descritiva, com uma revisão abrangendo diversos trabalhos que abordam conceitos teóricos de supercondutividade. Para a coleta de dados dos participantes, foram utilizados questionários contento questões abertas e fechadas, além de atividades e avaliações destinadas à verificação de aprendizagem. A teoria de aprendizagem de David Ausubel sobre aprendizagem significativa sustenta o trabalho. Os dados coletados foram submetidos a uma análise estatística descritiva, mostrando um conhecimento positivo e decisivo sobre os conceitos de supercondutividade e seus fenômenos. A aplicação desses conceitos de forma acessível e compreensiva mostrou -se satisfatória, estabelecendo vínculos entre os conhecimentos prévios dos alunos e os conceitos novos. Considerando que a implementação desta investigação por meio de uma sequência didática obteve uma aceitação satisfatória de 82% pelos alunos envolvidos no estudo, este trabalho contribui para o aprimoramento do ensino da Física Moderna, enfatizando a importância da contextualização e aplicabilidade prática dos conceitos no processo de ensino aprendizagem.
Abstract: Superconductivity is the phenomenon characterized by zero electrical resistance and the expulsion of magnetic fields that occurs in certain materials when they are below a certain temperature. The phenomenon was discovered by the German physicist Heike Kamerlingh Onnes on April 8, 1911, in Leiden. The study of superconductors is an area in constant evolution and discovery. As this is a very current and exciting topic, it is necessary to introduce concepts on the subject. This work aims to create an educational product through a didactic sequence for teaching superconductivity to students in the final years of regular high school. This study also aimed to address and relate the concept of superconductivity to other fundamental concepts of electrodynamics; to apply the concept of superconductivity in the context of Ohm's Law, making them accessible and understandable to students during their lessons; and to arouse students' interest and curiosity in science and physics. The methodology adopted involved qualitative and descriptive bibliographical research, with a review covering various works that address theoretical concepts of superconductivity. Questionnaires containing open and closed questions were used to collect data from the participants, as well as activities and assessments designed to verify learning. David Ausubel's theory of meaningful learning underpins the work.The data collected was subjected to descriptive statistical analysis, showing a positive and decisive knowledge of the concepts of superconductivity and its phenomena. The application of these concepts in an accessible and comprehensive way proved satisfactory, establishing links between the students' previous knowledge and the new concepts. Considering that the implementation of this research through a didactic sequence was satisfactorily accepted by 82% of the students involved in the study, this work contributes to the improvement of Modern Physics teaching, emphasizing the importance of contextualization and practical applicability of concepts in the teaching-learning process.
Palavras-chave: Física
Sequência didática
Supercondutividade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Citação: ROCHA, Reinaldo Carneiro. Supercondutividade: uma sequência didática para introdução do tema no ensino médio e a percepção dos professores do município de Tabatinga - AM. 2024. 116 p. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas/ Universidade Federal do Amazonas, Polo 4, Campus Manaus Centro, Manaus, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1687
Data do documento: 8-Out-2024
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