Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1685
Tipo: Dissertação
Título: Cinemática relativística: construção de uma UEPS para o novo ensino médio por um olhar histórico e com o uso de simuladores
Autor(es): Castro, Emerson Bruno Oliveira
Primeiro Orientador: Sousa, José Ricardo de
metadata.dc.contributor.referee1: Sousa, José Ricardo de
metadata.dc.contributor.referee2: Mota, Deniz dos Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Silva , Márcio Gomes da
Resumo: A dissertação investiga o ensino da Cinemática Relativística no Ensino Médio, destacando sua importância histórica e relevância atual, especialmente no contexto do Novo Ensino Médio e da BNCC. O estudo enfatiza o uso de simulações interativas e métodos de ensino, como a Instrução entre Pares e a Avaliação Formativa, para facilitar a compreensão de conceitos complexos, como dilatação do tempo e contração do comprimento. A teoria de Vygotsky, que valoriza a interação social e a mediação cultural, e a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, que prioriza a integração de novos conhecimentos aos já existentes, fundamentam a metodologia. A dissertação explora o uso de avaliações contínuas e feedback para ajustar o ensino às necessidades individuais dos alunos, promovendo uma aprendizagem crítica e significativa no estudo da Relatividade Restrita e integrando conteúdos de Física Moderna.
Abstract: The dissertation investigates the teaching of Relativistic Kinematics in high school, highlighting its historical importance and current relevance, particularly in the context of the New High School Curriculum and the BNCC. The study emphasizes the use of interactive simulations and teaching methods such as Peer Instruction and Formative Assessment to facilitate the understanding of complex concepts like time dilation and length contraction. Vygotsky's theory, which values social interaction and cultural mediation, and Ausubel's theory of meaningful learning, which prioritizes integrating new knowledge with existing concepts, underpin the methodology. The dissertation explores the use of continuous assessments and feedback to adapt teaching to students' individual needs, promoting critical and meaningful learning in the study of Special Relativity and integrating Modern Physics content.
Palavras-chave: Cinemática relativística
Simulações interativas
Aprendizagem significativa
Avaliação formativa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Citação: CASTRO, Emerson Bruno Oliveira. Cinemática relativística: construção de uma UEPS para o novo ensino médio por um olhar histórico e com o uso de simulações. 2024. 117 p. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas/ Universidade Federal do Amazonas, Polo 4, Campus Manaus Centro, Manaus, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1685
Data do documento: 22-Out-2024
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cinemática relativística: construção de uma UEPS para o novo ensino médio por um olhar histórico e com o uso de simuladores_ Emerson Bruno Oliveira Castro_2025.pdfDissertação_MNPEF_IFAM Campus Manaus Centro5,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.