Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1685
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sousa, José Ricardo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3871066069541626pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, José Ricardo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3871066069541626pt_BR
dc.contributor.referee2Mota, Deniz dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3632354915141735pt_BR
dc.contributor.referee3Silva , Márcio Gomes da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2363782297790054pt_BR
dc.creatorCastro, Emerson Bruno Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3840274176591674pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-31T17:01:25Z-
dc.date.available2025-03-31-
dc.date.available2025-03-31T17:01:25Z-
dc.date.issued2024-10-22-
dc.identifier.citationCASTRO, Emerson Bruno Oliveira. Cinemática relativística: construção de uma UEPS para o novo ensino médio por um olhar histórico e com o uso de simulações. 2024. 117 p. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas/ Universidade Federal do Amazonas, Polo 4, Campus Manaus Centro, Manaus, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1685-
dc.description.abstractThe dissertation investigates the teaching of Relativistic Kinematics in high school, highlighting its historical importance and current relevance, particularly in the context of the New High School Curriculum and the BNCC. The study emphasizes the use of interactive simulations and teaching methods such as Peer Instruction and Formative Assessment to facilitate the understanding of complex concepts like time dilation and length contraction. Vygotsky's theory, which values social interaction and cultural mediation, and Ausubel's theory of meaningful learning, which prioritizes integrating new knowledge with existing concepts, underpin the methodology. The dissertation explores the use of continuous assessments and feedback to adapt teaching to students' individual needs, promoting critical and meaningful learning in the study of Special Relativity and integrating Modern Physics content.pt_BR
dc.description.resumoA dissertação investiga o ensino da Cinemática Relativística no Ensino Médio, destacando sua importância histórica e relevância atual, especialmente no contexto do Novo Ensino Médio e da BNCC. O estudo enfatiza o uso de simulações interativas e métodos de ensino, como a Instrução entre Pares e a Avaliação Formativa, para facilitar a compreensão de conceitos complexos, como dilatação do tempo e contração do comprimento. A teoria de Vygotsky, que valoriza a interação social e a mediação cultural, e a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, que prioriza a integração de novos conhecimentos aos já existentes, fundamentam a metodologia. A dissertação explora o uso de avaliações contínuas e feedback para ajustar o ensino às necessidades individuais dos alunos, promovendo uma aprendizagem crítica e significativa no estudo da Relatividade Restrita e integrando conteúdos de Física Moderna.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2025-03-31T17:01:25Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Emerson Bruno Oliveira Castro.pdf: 5673879 bytes, checksum: 548fb47b099b35ab4c126e62c9a57d55 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-31T17:01:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Emerson Bruno Oliveira Castro.pdf: 5673879 bytes, checksum: 548fb47b099b35ab4c126e62c9a57d55 (MD5) Previous issue date: 2024-10-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinemática relativísticapt_BR
dc.subjectSimulações interativaspt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectAvaliação formativapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpt_BR
dc.titleCinemática relativística: construção de uma UEPS para o novo ensino médio por um olhar histórico e com o uso de simuladorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cinemática relativística: construção de uma UEPS para o novo ensino médio por um olhar histórico e com o uso de simuladores_ Emerson Bruno Oliveira Castro_2025.pdfDissertação_MNPEF_IFAM Campus Manaus Centro5,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.