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Tipo: Dissertação
Título: Educação para o trânsito na educação profissional técnica de nível médio: contribuições para a formação cidadã
Autor(es): Fragoso, Daniel de Sousa
Primeiro Orientador: Anic, Cinara Calvi
metadata.dc.contributor.referee1: Anic, Cinara Calvi
metadata.dc.contributor.referee2: Lacerda Junior, José Cavalcante
metadata.dc.contributor.referee3: Cruz, Rodrigo Andrade da
Resumo: O presente estudo aborda a importância da integração da Educação para o Trânsito (ET) na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM), como um meio de promover a formação cidadã. A pesquisa é motivada pela necessidade de enfrentar os altos índices de acidentes de trânsito no Brasil, especialmente entre jovens. Além disso, o estudo tem como premissa uma abordagem educacional que combine o conhecimento técnico com a conscientização sobre a segurança no trânsito pode contribuir significativamente para a formação de cidadãos mais responsáveis e conscientes. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi analisar as contribuições uma proposta de ensino, na forma de um curso livre de educação para o trânsito, para a formação cidadã desses estudantes. O trabalho foi estruturado e desenvolvido em três capítulos. Metodologicamente, a pesquisa fundamentou-se na abordagem qualitativa com base na pesquisa-ação, utilizando como instrumentos de coleta de dados a análise documental, questionários, observação participante e registros em diário de campo. O primeiro capítulo apresenta um referencial teórico sobre a Educação para o Trânsito e sua importância para a formação cidadã. O segundo contempla uma análise de como essa temática é abordada nos documentos orientadores da educação básica brasileira. O terceiro capítulo descreve o desenvolvimento de uma proposta de ensino na forma de um curso livre e a criação de um produto educacional. O curso ocorreu no Campus Manaus Centro do Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), com alunos EPTNM, e foi construído com a colaboração de pedagogas desta instituição. A avaliação das pedagogas e dos alunos indica resultados positivos, potencializando a conscientização sobre a segurança no trânsito e enfatizando a importância da educação para o trânsito na formação de cidadãos responsáveis. Ademais, os resultados obtidos apontam para uma lacuna significativa nas práticas pedagógicas para a integração efetiva da Educação para o Trânsito nos currículos do ensino médio técnico, evidenciando a necessidade de uma proposta pedagógica que aborde a temática de maneira transversal e interdisciplinar. O produto educacional desenvolvido sistematizou o curso livre intitulado Buscando conviver em harmonia: uma proposta para educação para o trânsito na EPTNM, com orientações para professores e formadores articularem as atividades de ensino com a Educação para o Trânsito. Este material aborda desde a sensibilização sobre os riscos do trânsito até as condutas adequadas e legislação vigente, ressaltando a importância de uma educação que transcenda o conhecimento técnico e contribua para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis. Ao propor uma abordagem diferenciada para a integração da educação para o trânsito no currículo do ensino médio, a pesquisa aponta caminhos para futuras pesquisas e práticas pedagógicas que promovam a segurança e a convivência respeitosa no trânsito, contribuindo para a formação cidadã.
Abstract: This study addresses the importance of integrating Traffic Education (TE) into Secondary Technical Professional Education (EPTNM) as a means of promoting citizenship development. The research is motivated by the need to address the high rates of traffic accidents in Brazil, especially among young people. In addition, the study is based on the premise that an educational approach that combines technical knowledge with awareness of traffic safety can significantly contribute to the development of more responsible and conscious citizens. Therefore, the objective of this study was to analyze the contributions of a teaching proposal, in the form of a free traffic education course, to the citizenship development of these students. The work was structured and developed in three chapters. Methodologically, the research was based on a qualitative approach based on action research, using document analysis, questionnaires, participant observation and field diary records as data collection instruments. The first chapter presents a theoretical framework on Traffic Education and its importance for citizenship development. The second chapter analyzes how this topic is addressed in the guiding documents for Brazilian basic education. The third chapter describes the development of a teaching proposal in the form of a free course and the creation of an educational product. The course was held at the Manaus Centro Campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas (IFAM), with EPTNM students, and was developed with the collaboration of educators from this institution. The evaluation of educators and students indicates positive results, increasing awareness about traffic safety and emphasizing the importance of traffic education in the formation of responsible citizens. Furthermore, the results obtained point to a significant gap in pedagogical practices for the effective integration of Traffic Education in the curricula of technical secondary education, highlighting the need for a pedagogical proposal that addresses the topic in a transversal and interdisciplinary manner. The educational product developed systematized the free course entitled Seeking to live in harmony: a proposal for traffic education at EPTNM, with guidelines for teachers and trainers to coordinate teaching activities with Traffic Education. This material covers everything from raising awareness about traffic risks to appropriate conduct and current legislation, highlighting the importance of an education that transcends technical knowledge and contributes to the formation of conscious and responsible citizens. By proposing a differentiated approach for the integration of traffic education into the high school curriculum, the research points to paths for future research and pedagogical practices that promote safety and respectful coexistence in traffic, contributing to the formation of citizens.
Palavras-chave: Cidadania
Conscientização no trânsito
Educação - trânsito
Segurança viária
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citação: FRAGOSO, Daniel de Sousa. Educação para o trânsito na educação profissional técnica de nível médio: contribuições para educação cidadã. 2024. 138 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1641
Data do documento: 18-Out-2024
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