Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1605
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uma proposta didática para o ensino de geometria no ensino médio integrado em agropecuária com uso do Geogebra |
Autor(es): | Barbosa, Ivaldo Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Salazar, Deuzilene Marques |
metadata.dc.contributor.referee1: | Salazar, Deuzilene Marques |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lacerda Júnior, José Cavalcante |
metadata.dc.contributor.referee3: | Moraes, Nadime Mustafa |
Resumo: | A presente dissertação aborda a necessidade de aprimorar o ensino de Geometria no curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária na forma Integrada explorando a integração de tecnologias digitais, com ênfase na utilização do software GeoGebra como ferramenta no processo de ensino aprendizagem. O ensino de matemática nos cursos técnicos integrados transversaliza diferentes momentos da proposta curricular e, logo, exige processos de ensino que possibilite a contextualização e articulação entre o conhecimento de formação geral e a formação técnico-científica. A contextualização do problema se baseia na observação de dificuldades recorrentes no ensino da Geometria dentro de um contexto técnico profissionalizante, como o curso de Agropecuária. Essas dificuldades são ampliadas pela carência de metodologias interativas que dialoguem com as demandas específicas dessa área, sendo fundamental promover abordagens pedagógicas que articulem o conteúdo matemático com a prática agropecuária. O objetivo geral é analisar as contribuições dos elementos e funções do aplicativo Geogebra no ensino da Geometria Plana e Espacial do curso técnico integrado em agropecuária, com vistas a elaboração do produto educacional relativo à pesquisa de mestrado. A pesquisa foi realizada no Campus Manaus Zona Leste (CMZL) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Participaram da pesquisa cinco professores que atuam no curso técnico integrado de agropecuária, bem como houve a colaboração dos alunos dos 1° ano do curso de Agropecuária. O percurso metodológico utilizado foi a abordagem qualitativa e pesquisa de campo na qual os dados foram obtidos com a aplicação de questionário e entrevista para levantamento dos dados. Os resultados obtidos demonstraram que os professores desconhecem a potencialidade do software Geogebra no ensino de geometria bem como ser uma ferramenta articuladora na proposta curricular do curso com vistas a formação politécnica. O Produto Educacional elaborado tem a finalidade de contribuir com a prática docente durante as aulas teóricas e práticas no Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária na Forma Integrada, contendo orientações para uso do software GeoGebra. |
Abstract: | This dissertation addresses the need to improve the teaching of Geometry in the Mid Level Technical Course in Agriculture in an integrated format, exploring the integration of digital technologies, with an emphasis on the use of GeoGebra software as a tool in the teaching-learning process. The teaching of mathematics in integrated technical courses crosses different moments of the curricular proposal and, therefore, requires teaching processes that enable the contextualization and articulation between general training knowledge and technical-scientific training. The contextualization of the problem is based on the observation of recurring difficulties in teaching Geometry within a professional technical context, such as the Agriculture course. These difficulties are amplified by the lack of interactive methodologies that dialogue with the specific demands of this area, being essential to promote pedagogical approaches that articulate mathematical content with agricultural practice. The general objective is to analyze the contributions of the elements and functions of the Geogebra application in the teaching of Plane and Spatial Geometry in the integrated technical course in agriculture, with a view to developing the educational product related to the master's research. The research was carried out at the Manaus Zona Leste Campus (CMZL) of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas (IFAM). Five teachers who work in the integrated technical course in agriculture participated in the research, as well as the collaboration of the first-year students of the Agriculture course. The methodological path used was the qualitative approach and field research in which the data were obtained through the application of a questionnaire and interview for data collection. The results obtained demonstrated that the teachers are unaware of the potential of the Geogebra software in teaching geometry as well as being an articulating tool in the curricular proposal of the course with a view to polytechnic training. The Educational Product developed aims to contribute to teaching practice during theoretical and practical classes in the Intermediate Level Technical Course in Agriculture in an Integrated Form, containing guidelines for using the GeoGebra software. |
Palavras-chave: | Ensino médio integrado Geometria plana e espacial Software Geogebra |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Centro |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) |
Citação: | BARBOSA, Ivaldo Rodrigues. Uma proposta didática para o ensino de geometria no ensino médio integrado em agropecuária com uso do Geogebra. 2024. 73 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1605 |
Data do documento: | 30-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | PROFEPT - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uma proposta didática para o ensino de geometria no ensino médio integrado em agropecuária com uso do Geogebra_Ivaldo Rodrigues Barbosa_2024.pdf | Dissertação_ProfEPT_IFAM Campus Manaus Centro | 2,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.