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Tipo: Dissertação
Título: Inclusão de alunos surdos na educação profissional e tecnológica: a comunicação em Libras entre discentes ouvintes e discentes surdos do ensino médio integrado do IFAM/CMC
Autor(es): Alves, Edilson Gomes
Primeiro Orientador: Silva, Cirlande Cabral da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Cirlande Cabral da
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Maria Francisca Morais de
metadata.dc.contributor.referee3: Araújo, Mônica Dias
Resumo: A presente pesquisa de mestrado surgiu durante minha vivência como professor das licenciaturas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Manaus Centro (CMC), ao me deparar com a inclusão de alunos surdos no que diz respeito a comunicação que acontecia entre os discentes surdos com os discentes ouvintes na escola e ao compartilhar dúvidas e preocupações externadas por colegas pedagogas e também professores do ensino médio integrado. Assim, o objetivo da investigação foi de que forma acontece a comunicação em Libras entre os discentes ouvintes e os discentes surdos do ensino médio integrado do IFAM CMC? A pesquisa está delineada em três capítulos com os seguintes itens: capitulo 1. A educação especial e a inclusão das pessoas com deficiência e, esse capítulo possui 3 subseções com os temas; 2.1 - Fundamentos legais para a inclusão das pessoas com deficiência. 2.2 - Paradigmas para a inclusão das pessoas com deficiência e 2.3 - A inclusão dos alunos com deficiência em ambiente escolar. Capítulo 2. Educação específica para alunos surdos na educação profissional e tecnológica e dividido em 3 subseções com os temas. 3.1 - Fundamentos legais sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras; 3.2 - Aspectos comunicacionais da Libras e 3.3 - Mitos e curiosidades a respeito da Libras. Capítulo 3. O uso de tecnologia assistiva para surdos com a subseção 4.1 - Aplicativos ou ferramentas para tradução e interpretação para facilitar a comunicação que se desdobra em 7 seções terciarias: 4.1.1 – Hand Talk; 4.1.2 – Primeira mão; 4.1.3 – Transcrição instantânea; 4.1.4 – AVA: valorizando a comunicação; 4.1.5 – V Libras; 4.1.6 – Central de Intermediação de Comunicação (CIC) e 4.1.7 – O ICOM. Para isso, escolhemos realizar um estudo de abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa de estudo de caso a ser realizado no Instituto Federal do Amazonas Campus Manaus Centro (IFAM CMC) e o público a ser investigado serão os alunos surdos do ensino médio integrado seus professores, pedagogos e intérpretes de Libras. Os instrumentos de coleta de dados que utilizaremos serão às entrevistas, observação, questionário e diário de campo. Para a análise dos dados, recorremos à ATD (Análise Textual Discursiva). O desdobramento desta pesquisa será o Produto Educacional - Manual de comunicação em Libras: olhos que veem, mãos que falam, cuja proposta será apresentar à comunidade escolar do sistema regular de ensino, um manual de Libras com as noções básicas e dicas de como se comunicar com alunos surdos, isto é, para facilitar a comunicação entre os discentes ouvintes, discentes surdos, professores dos alunos surdos e das pedagogas que mantêm o contato com todos. E ainda, ser usado como suporte para facilitar a inclusão escolar dos alunos surdos, pois, o P.E poderá ser utilizado nos mais variados setores da instituição, contribuindo com a acessibilidade comunicacional ao nível básico entre as pessoas do setor com o aluno surdo.
Abstract: This master's research arose during my experience as a professor in the teacher training programs at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Amazonas (IFAM), Manaus Centro Campus (CMC), when I encountered the inclusion of deaf students regarding the communication that occurred between deaf students and hearing students at the school. This experience was further shaped by the doubts and concerns expressed by fellow educators and also by integrated high school teachers. Thus, the objective of this investigation was to understand how communication in Brazilian Sign Language (Libras) occurs between hearing students and deaf students in the integrated high school at IFAM CMC. The research is structured into three chapters with the following sections: Chapter 1. Special education and the inclusion of people with disabilities, which contains three subsections: 2.1 - Legal foundations for the inclusion of people with disabilities; 2.2 - Paradigms for the inclusion of people with disabilities; and 2.3 - The inclusion of students with disabilities in the school environment. Chapter 2. Specific education for deaf students in professional and technological education, divided into three subsections: 3.1 - Legal foundations concerning Brazilian Sign Language (Libras); 3.2 - Communicational aspects of Libras; and 3.3 - Myths and curiosities about Libras. Chapter 3. The use of assistive technology for the deaf, including subsection 4.1 - Applications or tools for translation and interpretation to facilitate communication, which unfolds into seven tertiary sections: 4.1.1 – Hand Talk; 4.1.2 – Primeira Mão; 4.1.3 – Instant transcription; 4.1.4 – AVA: valuing communication; 4.1.5 – V Libras; 4.1.6 – Communication Mediation Center (CIC); and 4.1.7 – The ICOM. To achieve this, we chose to conduct a qualitative study through a case study at the Federal Institute of Amazonas, Manaus Centro Campus (IFAM CMC). The target population for this investigation will be the deaf students of the integrated high school, their teachers, educators, and Libras interpreters. The data collection instruments we will use include interviews, observation, questionnaires, and field diaries. For data analysis, we will use Discursive Textual Analysis (ATD). The outcome of this research will be an Educational Product - a Manual of Communication in Libras: Eyes that see, hands that speak. The proposal is to present to the school community of the regular education system a Libras manual with basic notions and tips on how to communicate with deaf students, aiming to facilitate communication among hearing students, deaf students, teachers of deaf students, and educators who maintain contact with everyone. Additionally, it will serve as support to facilitate the school inclusion of deaf students, as the Educational Product can be utilized in various sectors of the institution, contributing to basic communicational accessibility between the personnel in the sector and the deaf student.
Palavras-chave: Educação especial
Inclusão
Comunicação
Libras
Tecnologia assistiva
Educação profissional e tecnológica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citação: ALVES, Edilson Gomes. Inclusão de alunos surdos na educação profissional e tecnológica: a comunicação em Libras entre discentes ouvintes e discentes surdos do ensino médio integrado do IFAM/CMC. 2024. 199 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1603
Data do documento: 17-Out-2024
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