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Tipo: Dissertação
Título: Narrativas (auto)biográficas, resistência e empoderamento: uma proposta para a formação de professores suleada pela práxis decolonial a partir da afroperspectiva
Autor(es): Santos, Tereza de Jesus dos
Primeiro Orientador: Normando, Tarcisio Serpa
metadata.dc.contributor.referee1: Normando, Tarcísio Serpa
metadata.dc.contributor.referee2: Belizario, Maria Rutimar de Jesus
metadata.dc.contributor.referee3: Melo, Patrícia Maria Alves de
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico do Instituto Federal do Amazonas, Campus Manaus Centro, na linha de pesquisa de Processos para a Eficácia na Formação de Professores e no Trabalho Pedagógico em Contextos de Ensino Tecnológico. A pesquisa emerge das experiências e vivências da pesquisadora e da compreensão desta quanto à urgência e necessidade de reflexões e ações com foco na formação docente em perspectiva étnico-racial. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa consiste em discutir as experiências e vivências docentes e propor uma formação docente ancorada em uma abordagem pluriversal, antirracista e decolonial para professores(as) da Educação Básica. Desse modo, buscamos refletir a temática em questão, com foco em contribuir com a prática docente, desde uma perspectiva orientada pela ruptura com a herança do processo civilizatório colonial europeu, que ainda estrutura a sociedade brasileira. Para desenvolvimento da pesquisa e construção do produto educacional, nos orientamos em uma perspectiva da pesquisa qualitativa, ancorada nas narrativas (auto)biográficas, com o aporte teórico das ideias de Delory-Momberger (2006, 2012), Freire (2009, 2016, 2017), Gomes (2008, 2017, 2019, 2023), Goodson (2019), Josso (2006), Minayo (2017), Rufino (2019, 2021, 2023), Souza (2008, 2011, 2015, 2016) e Nóvoa (1992, 2009, 2023). Tais ideias contribuíram para um diálogo/reflexão quanto às potencialidades da educação antirracista e da construção de propostas formativas que favoreçam a ressignificação das práticas docentes em perspectiva étnico-racial a partir da escuta, experiências, memórias e saberes docentes. Nossa pesquisa dividiu-se em dois momentos, de modo que, no primeiro, utilizamos as cartas pedagógicas como ferramentas para produção de dados que contribuíram com a construção da proposta de formação docente. Por meio dessas cartas, os professores narraram suas trajetórias e compartilharam conhecimentos que nos ajudaram a reforçar a importância da oferta de aprendizagens em uma perspectiva étnico-racial nos processos educativos desenvolvidos na escola e formação docente. O segundo momento consistiu na construção e valiação/validação do produto educacional. Tal produto, intulado ateliê biográfico, foi submetido à avaliação de Comitê Ad Hoc,composto por docentes de diferentes níveis de ensino e áreas de formação e ativistas do movimento negro. O processo de avaliação/validação ocorreu através da leitura e análise do produto educacional orientada por um formulário, cujo processo trouxe contribuições para reformulação de alguns aspectos da formação docente proposta, favorecendo seu aprimoramento. Considerando a análise do Comitê, concluímos que nosso produto educacional tem grande potencial para contribuir com a construção de uma formação docente horizontal e uma reconstrução de práticas docentes orientadas por uma proposta antirracista, decolonial e pluriversal. Em vista disso, esse movimento permitiu aos professores, participantes da pesquisa, refletirem sobre suas trajetórias e como produzirem seus conhecimentos em circulação, com vistas ao acolhimento de saberes, vozes e outras formas de ser e estar no mundo.
Abstract: The present study was developed in the context of the Postgraduate Program in Technological Education at the Federal Institute of Amazonas, Manaus -Centro campus, in the research line I Processes for Effectiveness in Teacher Training and Pedagogical Work in Technological Teaching Contexts. The research emerges from the urgency of recognizing and valuing the quality of ethnic-racial diversity that is included in our society. For this purpose, our general objective proposes to discuss teaching experiences and propose teacher training anchored in a pluriversal, anti racist and decolonial approach for teachers working in Basic Education. From this, we seek to question the theme in question, in which refers to teacher practices, pointing out a break with the legacy of the European colonial civilization process that still structures Brazilian society, thus showing a training perspective for ethnic-racial diversity. In the development of our investigative proposal, we formed a teaching group from different areas of knowledge as well as an activist in the black movement. To carry out the research, as well as the elaboration of our educational product proposal, the biographical project studio, we suggest from the perspective of qualitative research, anchored in (auto) biographical narratives with theoretical sport, among other authors, Delory-Momberger (2006- 2012), Freire (2009, 2016, 2017), Gomes (2008, 2017, 2019, 2023), Goodson (2019), Josso (2006), Minayo (2017), Rufino (2019, 2021, 2023), Souza (2008 ). , 2011, 2015, 2016), Nóvoa (2009, 2023). Because of this, our theoretical support contributed to a dialogue/reflection in the anti-racist struggle through the possibilities of constructing proposals for teachers to reframe their practices, recognizing and valuing the ethnic-racial diversity that exists in our society and thus, breaking with the structure that carries the still predominant model of education, the legacy of the colonial project, which was based on the destruction, silencing and erasure of non-white beings. Our methodological contribution followed the qualitative approach in the following methods: (auto)biographical narratives and pedagogical letters. In the first moment of the investigation In the field, the work with pedagogical letters was developed, where teachers exchanged letters narrating their trajectories. our work. In view of this, we believe that our research contributed to the participating teachers and has great potential to contribute to many others who later come to participate in the studio effectively from a perspective of rupture and new meaning of their practices in favor of anti-racist education, decolonial and pluriversal in the construction of an equitable, supportive, democratic and racism-free society, welcoming other knowledge, other voices and other ways of being in the world.
Palavras-chave: Narrativas (auto)biográficas
Formação de professores
Educação antirracista
Ateliê biográfico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Citação: SANTOS, Tereza de Jesus dos. Narrativas (auto)biográficas, resistência e empoderamento: uma proposta para a formação de professores suleada pela práxis decolonial a partir da afroperspectiva. 2024. 116 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1592
Data do documento: 23-Fev-2024
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